Mais difícil do que parece?

Comportamento|Saúde

Saiba quais são os erros comuns na hora de escovar os dentes

garfield-escovando-dentes

Você é daqueles que escova os dentes 10 vezes ao dia? Usa muito creme dental? Escova os dentes depois das refeições? Pois é, infelizmente, você pode estar fazendo errado e nem imagina! Confira alguns dos erros mais comuns observados em 5 mil pacientes de uma clínica de São Paulo:

Usar escova de dentes com cerdas duras
– Além de desgastar o esmalte dental, machucam sua gengiva.

Escovar os dentes com muita força
– O ideal é pegar leve, fazer movimentos circulares e vibratórios durante aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes.

Usar escovas velhas e desgastadas
– Escovas desgastadas fazem com que você inconscientemente aumente a força com que aperta o cabo e a pressione demais contra sua gengiva e dentes. O ideal é trocar a cada dois meses.

Escovar os dentes com frequência exagerada
– O importante é a qualidade da escovada, não a quantidade. Duas ou três vezes ao dia levando cerca de dez – veja bem o tempo e a paciência – dez minutos cada uma.

Escovar os dentes com muito creme dental
– Creme dental não é sabonete e você não precisa fazer aquele monte de espuma. O creme dental aplicado deve ser do tamanho de uma ervilha.

Escovar os dentes imediatamente após as refeições
– O ideal é esperar meia hora depois da refeição para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa neutralizar o pH dos alimentos e bebidas que você ingeriu.

Usar enxaguatórios orais de forma indiscriminada
– O ideal é usá-lo quando for indicado pelo dentista. A frequência necessária varia de um paciente par ao outro. O antisséptico é um meio auxiliar de prevenção contra doenças bucais.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter