Um ícone das artes marciais e seu filho. Juntos, dois ícones do cinema. E, ambos tiveram finais trágicos. Estamos falando de Bruce Lee e seu filho, Brandon Lee. Juntos, eles protagonizam o que muitos chamam de A Maldição dos Lee. O fato de que tanto Bruce quanto Brandon viveram vidas curtas e intensas, e suas mortes ocorreram prematuramente e sob circunstâncias misteriosas e trágicas só reforçaram a série de teorias sobre uma possível maldição que assombra a família Lee.
Quem foram Bruce e Brandon Lee
Não é preciso ser fã de artes marciais para saber quem foi Bruce Lee. O ator e artista marcial não apenas revolucionou as artes marciais, mas também transformou a indústria cinematográfica. Além de suas técnicas de combate, ele também desenvolveu uma filosofia própria de vida e luta, conhecida como Jeet Kune Do. Entre seus filmes mais famosos estão O Grande Dragão Chinês e Operação Dragão, que ajudaram a popularizar os filmes de artes marciais no Ocidente.
No entanto, ainda hoje sua morte é envolta em mistério. Bruce Lee morreu de maneira misteriosa em 20 de julho de 1973, aos 32 anos, vítima de um edema cerebral, após tomar um analgésico para dores de cabeça. Na época, ele estava terminando as gravações de seu último filme e iria encontrar um amigo a fim de acertar sua participação em outra produção. Mas ele nunca compareceu a tal jantar, e a causa exata da morte nunca foi completamente esclarecida.
Seu filho, Brandon Lee, também trilhou uma bela carreira nas artes marciais, bem como nos cinemas. Mas, assim como seu pai, Brandon também viu sua vida acabar de forma ainda mais trágica. Considerado uma promessa do cinema de ação, Brandon era comparado a grandes astros de sua época, como Keanu Reeves e Jean-Claude Van Damme.
Pois bem, seu último grande trabalho nos cinemas foi O Corvo, que posteriormente se tornaria um clássico. Mas, antes, o longa se tornou famoso por ser onde Brandon Lee morreu. Durante as gravações da produção, Brandon foi fatalmente baleado por uma arma de fogo que, supostamente, deveria conter apenas munição de festim. A bala, no entanto, era um projétil verdadeiro que ficou preso no cano da arma, que foi disparada acidentalmente durante uma cena.
A Maldição dos Lee
O dia 27 de novembro marca a data que seria o aniversário de Bruce Lee caso estivesse vivo. E também quando a teoria da Maldição dos Lee vem à tona. E o próprio pai do ator, na época, colocou ainda mais lenha nessa fogueira ao afirmar que a tal maldição começou logo quando ele nasceu. Segundo conta, um espírito de um samurai queria levar o recém-nascido, mas ele não deixou. Assim, o menino cresceu amaldiçoado.
A morte extremamente misteriosa reforçou a teoria, que ganhou ainda mais força com o acidente ocorrido com Brandon Lee anos depois. Acredita-se, também, que as mortes foram causadas por um Oni, uma espécie de demônio da cultura japonesa. Hoje, Bruce e Brandon Lee estão enterrados lado a lado, em Lake View Cemetery, em Seattle, nos Estados Unidos.
Seja como for, a morte de ambos é envolta em mistérios e acidentes inexplicavelmente bizarros, não acham?
Fotos: reprodução