Tudo bem que a maioria das mulheres pensam mesmo é em aumentar os seios com prótese de silicone, mas existem aquelas que precisam, sim, diminuir e deixar tudo no tamanho certo!
O nome desse procedimento é mamoplastia redutora. A indicação, inicialmente, pode ser dividia em dois grandes grupos; patológica, onde o aumento da mama causa transtornos ortopédicos, como dor na coluna, alterações posturais; dermatológicos, como micoses nos sulcos mamários; psicológicos; dentre outras. E também causas estéticas, onde o descontentamento com o tamanho e a forma das mamas, levam a paciente a procurar a cirurgia plástica.
Mastopexia , lifting, ou elevação da mama é uma técnica que pretende a modificação da posição da mama, e pode ser realizada isoladamente ou associado com as outras técnicas. Um outro motivo para a utilização destas técnicas é a correção de assimetria entre as duas mamas. Os problemas estéticos com as mamas podem seguir tendências genéticas, ou serem adquiridos pelo processo de envelhecimento ou seguindo gestações.
Com o passar dos anos, fatores tal como gravidez, amamentação, e a força de gravidade criam um custo para a forma dos seios da mulher. Enquanto a pele perde sua elasticidade, os seios freqüentemente perdem sua forma e firmeza e começam a cair. O lifting do seio ou mastopexia é um procedimento cirúrgico para levantar os seios e recuperar sua forma. Nenhuma cirurgia pode permanentemente controlar os efeitos da gravidade, mas por muito tempo pode manter os resultados. Associando o procedimento ao uso de próteses, os resultados podem ser mantidos por mais tempo.
A mamoplastia redutora é feita com anestesia local, geral ou peridural, isso fica a critério do cirurgião plástico. Dependendo de cada tipo de mama, a cirurgia dura de duas horas e meia a 4 horas, podendo-se estender um pouco mais, em certos casos. A cicatriz é sempre uma preocupação do paciente, nesse caso, ela fica bastante escondida, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variações quanto às cicatrizes.
Normalmente existem cicatrizes situadas em forma de “T” invertido, na parte inferior da mama. Aquela situada em torno da aréola fica bastante disfarçada pela própria condição de transição de cor entre a aréola e a pele normal. Outros tipos de cicatrizes, como em “I “, “L /J ” ou periareolares são viáveis. Desde os primeiros dias de pós-operatório poderá ser usado um “decote” bastante “generoso”, pois as cicatrizes ficam escondidas. Com o decorrer do tempo, elas vão ficando disfarçadas.
A cirurgia plástica está sempre a favor das mulheres e homens. Seja para aumentar o que falta ou diminuir o que está em excesso, deixando tudo no tamanho certo! Love-se!