O No Pátio hoje prestigia a artista Mana Bernardes! De origem polinésia, o nome da artista significa “magia dos objetos”; talentosa, criativa e engajada com causas sociais, assim é definida a artista plástica brasileira . A designer de jóias é também poetisa e utiliza pets, grampos e palitos para a composição das peças que depois ganham status de jóias.
A veia artística vem de berço. A família Bernardes é conhecida pelo talento e criatividade. Arquitetos, designers e o cineasta Sérigio Bernardes, pai de Mana, fazem parte da história dos Bernardes. O conceito de reaproveitamento de materiais surgiu ainda na infância, aos 7 anos, quando visitou uma aldeia indígena. Na época, Mana começou a produzir colares com restos de materiais e aos 14 anos já dava aulas em ONG´s.
As obras da talentosa Mana Bernardes circulam desde ruas populares do Rio de Janeiro até o Art Museum, em Nova York, e lojas conceituadas de design como Colette, em Paris ou a Zona D, em São Paulo. Mana já mostrou todo seu potencial em exposições de jóias por todo o mundo e firmou parceria com estilistas e marcas internacionalmente conhecidas. O trabalho de criação de jóias diferenciadas consiste em uma junção de sustentabilidade, arte, design e educação. Foi uma das primeiras a usar fecho de imã, hoje utilizado por muitos designers de jóias.
Para aliar a educação à arte da criação de jóias, Mana oferece o curso “D + de Bom”, na ONG Ser Cidadão e já formou mais 300 jovens. Para transmitir os ensinamentos, a artista criou a metodologia “História de Vidas Através do Objeto. História do Objeto Através da Vida. O intuito é que cada participante seja estimulado a trabalhar seus potenciais por meio das experiências de vida. O Instituto Europeu de Design, a ONG Ata Cidadania de inclusão social a pacientes da saúde mental também recebem oficinas ministradas por Mana.
Em 2005, a designer foi convidada pelos pelos Irmãos Campana e expôs na Fundação Cartier, na França, na mostra ‘J´ên Rêve’, que reuniu novos artistas de todo o mundo. No local Mana Bernardes apresentou o móbile de 8 metros ‘Um Fio para Um Espaço’ e o vídeo arte ‘Conectar-se Pelo Cordão’. Com o mesmo projeto a artista multifacetada participou da mostra comemorativa da revista inglesa ‘I-D’. Em 2006, na São Paulo Fashion Week. Mana já havia participando da edição anterior do evento, com a exposição ‘Moda sem Fronteiras’.
No site oficial da designer (manabernardes.com.br) você tem acesso a biografia, informações sobre as peças, os projetos sociais, os parceiros e fotos para download. Vale muito a pena conferir o trabalho dessa talentosa artista brasileira!