“Diario de un Combatiente” é uma junção de manuscritos do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, onde o argentino-cubano narra trechos da luta em Cuba que levou o ex presidente Fidel Castro ao poder, na revolução de 1959, e de como o exercíto rebelde derrotou a ditadura de Fulgencio Batista. O livro, uma compilação de anotações de Che, foi lançado em Cuba.
“Nosso propósito é tornar conhecida sua obra, seu pensamento, sua vida, para que o povo cubano e do mundo em geral o conheça tal como era”, declarou a viúva de Che Guevara, a jornalista Aleida March, em entrevista coletiva onde também estavam presentes vários integrantes da coluna rebelde.
O livro, lançado pela editora Ocean Pres/Ocean Sur, será vendido ainda em 2011 na América Latina e na Espanha e em 2012 será traduzido para o Inglês, sendo assim vendido em outros países.
Che nasceu na Argentina em 14 de Junho de 1928, estudou medicina e em 1956, na capital mexicana, conheceu Castro e começaram a planejar uma expedição com o obejtivo de derrotar Batista. Em 9 de Outrubro de 1967, Che foi executado por militares bolivianos, quando tentava criar um foco de guerrilha na Bolívia.
“Diario de un Combatiente” é leitura obrigatória para quem quer conhecer mais sobre a história desse grande guerrilheiro.
Fotos: Reprodução