A Organização Mundial de Saúde identificou que o Brasil está acima da média mundial e a frente de 140 países no consumo de álcool
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um estudo sobre o consumo de álcool no mundo, realizado de 2010. Para ficar mais fácil de entender, a OMS montou um mapa com as médias de cada país. A Rússia chama atenção pelo consumo super excessivo de álcool. O Brasil ficou na 53ª posição, à frente de 140 países, com média de 8,7 litros de álcool puro consumidos por pessoa em 2010. O consumo caiu, em relação a 2003, que tinha média de 9,8 litros por pessoa.
A média mundial é de 6,2 litros por pessoa. A pesquisa revelou ainda que os homens bebem mais que as mulheres, 13 litros deles contra 4 litros delas. Cerca de 60% desse consumo é de cerveja. O vinho aparece com 4%. A OMS prevê um aumento no consumo do país até 2025.
É possível verificar que nos países de clima mais frio, o consumo de álcool é maior. A líder do ranking é a Bieolorrússia, com média de 17,5 litros de álcool por pessoa em 2010. A taxa é mais do que o dobro da média brasileira. Portugal também está entre os primeiros colocados.
Fotos: Reprodução