Maquetes de grandes obras da arquitetura mundial estão em exposição na Assembleia Legislativa

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

Sabe-se que a história da arquitetura está diretamente relacionada à evolução humana, existindo desde muitos séculos, quando o homem começou a construir para se proteger de predadores e dos fenômenos naturais. Para os apaixonados por essa arte – sim, arquitetura é uma arte. Afinal, a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente não é para qualquer um – ou apreciadores de grandes obras da arquitetura mundial, a Assembleia Legislativa do Ceará está dando a oportunidade de apreciar maquetes de 19 monumentos pertencentes a diferentes continentes.

Aberta ao público desde a última sexta-feira (26), a exposição é uma realização do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professor Gilmar Maia de Souza, e reúne maquetes do Templo Horyuji, do Japão, Tower Bridge, de Londres, Muralha da China, da China, Pirâmide Maia, do México, Estátua da Liberdade, de Nova York, Estátua da Ilha de Páscoa, da Ilha de Páscoa (América do Sul), Basílica de São Pedro, na Itália, Taj Mahal, da Índia, Catedral de Notre Dame, França, entre outras. 

Amélia Rolim, diretora da escola Professor Gilmar Maia de Souza, esclarece que a escolha da AL para expor as maquetes das grandes obras da arquitetura mundial se deu em razão da homenagem na Casa a alunos de escolas públicas e privadas que foram medalhistas nas olimpíadas de Matemática e Física do Brasil. “Apesar de não ter nenhum aluno agraciado na homenagem, a escola é pública, e resolvemos apresentar para os demais o nosso projeto”, disse.

grandes obras da arquitetura mundial 2

Segundo a diretora, a exposição faz parte do projeto interdisciplinar que visa o saber por meio do uso e da confecção das maquetes. Amélia Rolim também explicou que o projeto envolveu três fases, sendo a primeira de pesquisa e estudo. “Trabalhamos numa escola semipresencial. Os alunos estudam por disciplina e aderem ao projeto com o professor orientador, de acordo com o conteúdo. Na sequência, vão ao laboratório de artes para desenvolver todo o projeto e confeccionar a maquete. A terceira fase contempla a exposição coletiva dos trabalhos na escola”.

A mostra de  grandes obras da arquitetura mundial deve permanecer na Casa durante toda está semana.

 

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter