Maquiagem infantil – Proibir ou liberar?

Beleza|Moda

Quando falamos em produtos direcionados para crianças, existe sempre alguma polêmica. E com o uso de maquiagem não é diferente. Afinal, que garotinha não fica louca para imitar a mamãe? A menina logo quer imitar, mas o uso de rímel, sombra, gloss, blush e batom, ultrapassam o aspecto visual e podem ter sérios impactos na saúde das crianças!

De acordo com o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, usar maquiagem não é uma prática adequada para crianças com menos de 6 anos, pois elas podem acabar exagerando na quantidade dos produtos e, em alguns casos, podem até ingeri-los. A partir dessa idade já é possível usar alguns tipos de maquiagens, mas com cautela. “Deve-se sempre evitar substâncias muito próximas aos olhos, como rímel e sombras. Elas oferecem grandes riscos de irritações”, explica o especialista.

Ainda segundo o dermatologista, a pela das crianças, assim como o restante do organismo ainda não está totalmente desenvolvida e precisa ser defendida de qualquer agente externo para não facilitar o surgimento de alergias. Contudo, é sempre bom valorizar produtos registrados e com selos de certificação de órgãos governamentais competentes, como o INMENTRO. Estes produtos terão a indicação de idade segura para sua utilização e contraindicações.

Agora que as dicas já foram dadas, cabe a você restringir ou não o uso de maquiagem para as pequenas!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter