Curso de Iniciação em Dança Contemporânea
7 de fevereiro de 2017
Aprenda a criar uma startup de sucesso com cartilha do Sebrae
7 de fevereiro de 2017

Maracatu Vozes da África no São Luiz

No mês de fevereiro, de tradição carnavalesca, o Curta São Luiz promove a programação especial Batuques de Maracatu. Em um encontro da riqueza cultural cearense e toda a beleza e a tradição de uma das mais belas casas de espetáculo de todo o país, os maracatus vão ao Cineteatro São Luiz, todas as quartas-feiras de fevereiro, sempre no horário do almoço.

A atividade faz parte do projeto Curta São Luiz, que realiza apresentações de diversas linguagens, começando às 12h30, como forma de contemplar o público do Centro da cidade: estudantes, comerciários, trabalhadores em geral e pessoas que vão ao bairro fazer compras, resolver questões, consertar objetos, pegar ônibus, estudar ou simplesmente passear desfrutando o ventinho e os bancos da Praça do Ferreira, para bons dedos de prosa. A programação traz Az de Ouro, e destaca também outros grupos que de forma singular e plural que representam essa herança: Maracatu Vozes D’África, Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Solar.

Programação – Todas as quartas de fevereiro, às 12h30:
01/02 – Maracatu Nação Fortaleza
08/02 – Maracatu Vozes D’África
15/02 – Maracatu Solar
22/02 – Maracatu Az de Ouro

A tradição

As primeiras notícias dos maracatus, esses cortejos simbólicos de representação de coroação de uma rainha negra, no Ceará, datam do final de século XIX. Contudo, foi com a criação do maracatu Az de Ouro, em 1936, que essa manifestação veio a se consolidar e proliferar na cidade de Fortaleza. Atualmente são 14 grupos na capital cearense, e muitos receberam influências diretas ou indiretas do maracatu Az de Ouro.

Maracatu Vozes da África no São Luiz
Próxima Quarta-feira, a partir das 12:30
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer) / Entrada: Gratuita

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *