Durante anos, a Mattel foi referência em linha de bonecas. Porém, tão grande como a popularidade de suas bonecas eram as críticas que a marca recebia por representar mulheres irreais em seus brinquedos. Vale ressaltar que uma das bonecas mais famosas da marca é nada menos do que a Barbie, um dos brinquedos mais amados e igualmente criticados dos últimos tempos. Afinal, para muitos, quer representação mais irreal do corpo feminino do que ela? Pois bem, a Mattel resolveu inovar e lançar uma linha completa de bonecas sem gênero.
Bonecas sem gênero querem dizer que os brinquedos podem ser identificados como sendo masculinos, femininos ou ambos. Isso vai depender da da escolha de quem brinca com eles. Chamada de Creatable World, a linha conta com seis modelos diferentes. Elas tem diferentes tons de pele, tipos de cabelo e estilos de roupinhas. No site da empresa, eles declaram que “Em nosso mundo, as bonecas são tão ilimitadas quanto as crianças que brincam com elas. Apresentamos a Creatable World, uma linha de bonecas projetada para manter as etiquetas de fora e convidar todos a entrar [na brincadeira] — dando às crianças a liberdade de criar seus próprios personagens”.
Mais de 250 famílias com crianças que se identificam em todo o espectro de gênero foram consultadas durante o processo de desenvolvimento do produto. Adultos trans e não-binários nunca tiveram brinquedos deste tipo como referência. E vamos combinar: representatividade importa. Nos Estados Unidos, cada boneca é vendida por US$29,99 em média, algo como R$125. Ainda não há previsão de chegada da nova linha de bonecas sem gênero aqui no Brasil. Porém, a gente espera que sejam logo. São lindos os modelos, não acham???
Fotos: Reprodução