Finalmente o feriado mais esperado do calendário brasileiro já está chegando. Faltam três dias para o Carnaval!
Com seu destino já escolhido é hora de arrumar as malas e… Fantasias! Na correria do dia a dia fica complicado arrumar tempo para providenciar fantasias para todos os dias de folia, não é mesmo?
Semana passadas nós demos várias dicas de fantasias baratas e que você pode fazer com roupas que têm em casa, porém se você não quer se fantasiar completamente uma boa alternativa são as máscaras de Carnaval.
Máscaras grandes, pequenas, presas ao rosto ou de segurar, opção é o que não falta quando se trata desse artigo.
Você pode encontrá-las facilmente, e em diversos modelos, em lojas de festa, nesse período elas estão em todo lugar. Mas, se você tiver um tempinho sobrando que seja, que tal produzir sua própria máscara nos moldes, modelo e com as cores e enfeites que você quer?
Produzir uma máscara de Carnaval não é nada complicado. É simples, rápido e até crianças conseguem fazer. Confira agora algumas dicas para produzir máscaras de Carnaval para a turma toda.
Materiais:
EVA ou papel cartão ou cartolina ou papel machê (para a base)
Elástico (para prender a máscara na cabeça) ou um palito de churrasquinho de madeira (se preferir segurá-la com as mãos
Tinta colorida
Glitter
Lantejoulas
Pedrarias
Plumas
Cola branca
Cola quente ou cola tudo
Fita adesiva
Como fazer:
A primeira coisa que você deve definir é o modelo da sua máscara, e ela pode ter o modelo que você quiser! Pode ser no formado comum que cobre só uma parte do rosto, pode cobrir o rosto inteiro, pode ser em formato da face de um animal, de algum personagem de filme ou desenho ou qualquer outro formato que você quiser. É Carnaval e a sua criatividade é quem manda.
Depois de escolher, desenhar e recortar o formato da sua máscara, você tem que escolher o formato dos olhos. As máscaras de Carnaval também podem ter o formato que você quiser nos olhos, porém o mais comum é aquele que segue o formato dos nossos olhos.
Como você fez com o formato da máscara, você também deve desenhar e recortar o formato dos olhos escolhido. Se a máscara for de rosto inteiro não se esqueça de recortar também um espaço próximo às narinas para que você consiga respirar.
Agora é hora de escolher as cores e enfeites que você irá usar. Você escolher de acordo com as cores das roupas que irá usar ou como a sua imaginação mandar. Mas, não se esqueça de que Carnaval pede muita cor e muito brilho.
Dicas: para colar o glitter use tinta colorida, para as lantejoulas você pode usar cola branca ou a cola quente. Já para as pedrarias e plumas é melhor optar por uma cola mais resistente como a cola quente ou a cola tudo.
Depois de pintada e com os enfeites colados deixe sua máscara secar completamente.
Agora falta só escolher se você vai querer sua máscara presa ao rosto com elástico ou se prefere segurá-la com as mãos.
Para que ambos fiquem colados na máscara de uma forma bastante segura, escolha uma cola bem resistente e cole as duas pontas do elástico na parte de dentro da máscara, uma ponta de cada lado, ou o palito do lado que preferir segurar. Depois que a cola secar, coloque também um pedaço de fita adesiva para que fique mais seguro.
Dica: só use o palito para segurar sua máscara caso ela seja levinha e não tenha problema se você perder, pois o risco disso acontecer no meio da folia é grande! E quanto maior a máscara, melhor que ela seja presa com elástico.
Pronto! Fácil e muito simples, não é verdade?
Com essa técnica você pode fazer quantas máscaras de Carnaval você quiser! Só tome cuidado para usar produtos antialérgicos e não usar nada que possa machucar o seu rosto.
Veja em nossa galeria alguns modelos para você se inspirar:
Fotos: Reprodução