Cinema ou vida real? Conheça a misteriosa Matmata, na Tunísia

Curiosidades
Matmata

Cidades famosas por suas atrações turísticas existem aos montes. Mas locais que, além de serem bonitos e atrativos, ainda são misteriosos, ah, isso são poucos. E Matmata é justamente um desses destinos que chegam a ser mais do que curiosos. Situada no sul da Tunísia, a cidadezinha é famosa por suas paisagens desérticas e pela impressionante arquitetura.

Mas, mais do que isso, ela se tornou uma verdadeira “Meca” para os fãs de Star Wars. O motivo? Ela serviu como o cenário de Tatooine, o planeta natal de Luke Skywalker em no primeiro filme da franquia Star Wars. E mais do que isso, sabem o local em que Luke morava? Pois bem, a famosa cena da casa de Luke Skywalker, com a entrada em um buraco na areia, foi filmada nas casas subterrâneas da cidade. O cenário desértico e as construções côncavas de Matmata foram o cenário perfeito para a trama de George Lucas. Então, nada mais óbvio do que ela se transformar em um destino de peregrinação para os fãs da saga.

Matmata

Entenda as famosas casas de Matmata

Uma das maiores curiosidades sobre a pequena cidade é, justamente, sua arquitetura bizarra, chamada de “troglodita”. Isso porque, na verdade, elas são espécies de cavernas construídas especialmente para oferecer conforto término em meio às temperaturas escaldantes do deserto.

Matmata

Mas o fato dos moradores as construírem diretamente no solo não é simplesmente uma “escolha arquitetônica”, mas uma verdadeira obra de engenharia adaptada às condições extremas. Escavadas nas colinas de arenito, os imóveis são construídos com paredes espessas, projetadas para manter o interior fresco durante os intensos verões do deserto.

Embora Matmata tenha uma população bem pequena, muitas casas estão abertas a visitação dos turistas, e eles podem, inclusive, se hospedar nelas. Os visitantes também podem vivenciar a cultura local por meio dos moradores que insistem em guardar as tradições seculares da população, dando a impressão de que a cidade simplesmente parou no tempo.

Matmata

Então, se a ideia é esquecer do mundo moderno e mergulhar em uma cultura que parece de outro mundo — literalmente —, Matmata e sua arquitetura troglodita com casas em meio às pedras certamente é seu próximo destino de viagem! Só não esqueça de levar o protetor solar e a garrafinha de água!

Fotos e vídeos: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter