Nessa terça feira, dia 22 de junho, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), abriu as portas para uma exposição inédita, em comemoração dos seus 50 anos. Parte das peças do acervo, levará o visitante para uma retospectiva pela história do local, que conta com uma vasta coleção de obras.
“Compreendi, igualmente, que teria tido maior rendimento nas minhas esporádicas visitas aos museus da Europa, se estivesse mais familiarizado com o mundo maravilhoso das artes plásticas. Concluí então que deveríamos iniciar o movimento pró-fundação do Museu de Arte da Universidade” explicou o mentor da iniciativa do museu e primeiro reitor da UFC , Martins Filho.
A exposição apresenta fotos, reproduções de documentos, painéis, textos explicativos e obras de artistas fundadores, como Barrica, Aldemir Martins, Floriano Teixeira, Estrigas e Nice Firmeza, Barbosa Leite, Vicente Leite. O evento conta ainda com oficinas em homenagem aos artistas.
Seis anos depois de inaugurar a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Mauc surgiu. Apenas em 1965, o museu teve sua sede fixa, localizada no campus do Benfica, em frente à reitoria da UFC e possui cinco salas permanentes: Aldemir Martins, Raimundo Cela, Antonio Bandeira, Descartes Gadelha e Chico da Silva.
Serviço:
Exposição Comemorativa dos 50 anos do MAUC
Localização: Mauc – Av.da Universidade, 2854 – Benfica – Fortaleza – CE
Datas: De 22 de junho até 12 novembro.
Horário de visitação: de 8h as 12h e de 14h as 18h, de segunda a sexta.
Fone: (85) 3366 7481 / 3366 7482
Site: www.mauc.ufc.br
Acesso gratuito!