Se você é um Microempreendedor Individual, fique ligado! Já iniciou o período de Declaração Anual do Simples Nacional (DASN – SIMEI), referente ao ano de 2021. O público tem até o dia 31 de maio para a entrega e, para facilitar o processo, a Câmara Municipal de Fortaleza está ofertando o serviço através da Central da Cidadania.
Por meio da prestação de contas, o Microempreendedor Individual precisa declarar o valor do faturamento bruto (valor total das vendas de mercadorias e serviços). Confira o passo a passo para fazer seu agendamento na Central da Cidadania:
- Acesse o site da Câmara Municipal de Fortaleza (https://www.cmfor.ce.gov.br/).
- Clique no banner Central da Cidadania, que fica no início da página ou acesse o link aqui.
- Selecione o serviço: MEI / Atendimento ao microempreendedor individual, escolha a data e clique em pesquisar.
- O sistema mostrará os horários disponíveis para atendimento. Selecione um horário de sua preferência e clique para agendar.
- Agora é só comparecer à Central da Cidadania, na data e horário agendado. Lembre de trazer os documentos necessários para o seu atendimento.
Além da Declaração Anual, o MEI da Câmara Municipal de Fortaleza também atua no suporte aos trabalhadores autônomos com parcelamento de dívidas, boletos de pagamento, alteração de dados, entre outras dúvidas relacionadas ao programa.
Vantagens de ser um Microempreendedor Individual
MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
E entre os benefícios e direitos de ser um MEI, estão: direito a auxílio-maternidade; direito a afastamento remunerado por problemas de saúde; aposentadoria; você é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL); com CNPJ, pode abrir conta em banco e tem acesso a crédito com juros mais baratos. Pode ter endereço fixo para facilitar a conquista de novos clientes; conta com cobertura da Previdência Social para você e sua família.
O MEI também conta com o apoio técnico do Sebrae para aprender a negociar e obter preços e condições nas compras de mercadorias para revenda, obter melhor prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro. Acesse o site do Sebrae e entenda mais!
Fotos: Reprodução / Fonte: Sebrae Ce e Câmara Municipal de Fortaleza