MEI: Chegou a hora de fazer a Declaração do Simples Nacional

Acontece|Câmara Municipal de Fortaleza|Sebrae

Se você é um Microempreendedor Individual, fique ligado! Já iniciou o período de Declaração Anual do Simples Nacional (DASN – SIMEI), referente ao ano de 2021. O público tem até o dia 31 de maio para a entrega e, para facilitar o processo, a Câmara Municipal de Fortaleza está ofertando o serviço através da Central da Cidadania.

Por meio da prestação de contas, o Microempreendedor Individual precisa declarar o valor do faturamento bruto (valor total das vendas de mercadorias e serviços). Confira o passo a passo para fazer seu agendamento na Central da Cidadania:

  • Acesse o site da Câmara Municipal de Fortaleza (https://www.cmfor.ce.gov.br/).
  • Clique no banner Central da Cidadania, que fica no início da página ou acesse o link aqui.
  • Selecione o serviço: MEI / Atendimento ao microempreendedor individual, escolha a data e clique em pesquisar.
  • O sistema mostrará os horários disponíveis para atendimento. Selecione um horário de sua preferência e clique para agendar.
  • Agora é só comparecer à Central da Cidadania, na data e horário agendado. Lembre de trazer os documentos necessários para o seu atendimento.

Além da Declaração Anual, o MEI da Câmara Municipal de Fortaleza também atua no suporte aos trabalhadores autônomos com parcelamento de dívidas, boletos de pagamento, alteração de dados, entre outras dúvidas relacionadas ao programa.

.

Vantagens de ser um Microempreendedor Individual

MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

E entre os benefícios e direitos de ser um MEI, estão: direito a auxílio-maternidade; direito a afastamento remunerado por problemas de saúde; aposentadoria; você é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL); com CNPJ, pode abrir conta em banco e tem acesso a crédito com juros mais baratos. Pode ter endereço fixo para facilitar a conquista de novos clientes; conta com cobertura da Previdência Social para você e sua família.

O MEI também conta com o apoio técnico do Sebrae para aprender a negociar e obter preços e condições nas compras de mercadorias para revenda, obter melhor prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro. Acesse o site do Sebrae e entenda mais!

Fotos: Reprodução / Fonte: Sebrae Ce e Câmara Municipal de Fortaleza

Inscreva-se na nossa newsletter