Quem viaja muito pelo Brasil já conhece os lanchinhos bem básicos, do tipo torradinha, batata chips e suco industrializado, que as companhias aéreascostumam servir.
Você, que está acostumado com esse tipo de serviço de bordo, consegue acreditar que algumas companhias internacionais realmente servem no jantar e almoço pratos quentes e que o cliente ainda tem opções de escolha? E isso tudo na classe econômica!
Nesta semana, a revista de culinária norte-americana “Saveur” elegeu o vencedor do prêmio “Culinary Travel Awards” de 2014. A premiação, que está em sua segunda edição, elege as melhores comidas que são servidas dentro de aviões pelo mundo. Os vencedores são escolhidos por especialistas da gastronomia, escritores, fotógrafos e viajantes notáveis.
Ente os especialistas, quem levou o Prêmio de Melhor Comida na classe executiva ou primeira classe foi a Fly Emirates.
A companhia aérea oferece em seus voos um serviço comparado ao de um restaurante ou hotel cinco estrelas, com pratos saborosos e saudáveis com baixo teor de gordura, sal e açúcar. A Emirates serve duas opções de pratos principais, caviar iraniano com sour cream, lagosta fria com molho de feijão preto e de sobremesa bolo de avelãs com, ganache de chocolate!
Segundo a revista, todos os pratos são servidos em porcelana da marca inglesa Royal Doulton, junto com uma vasta carta de vinhos. E diz ainda que são servidos “mimos” como o caviar iraniano, uma das comidas mais caras do mundo.
Já entre os leitores, a campeã de Melhor Comida na classe executiva ou primeira classe foi a Oman Air.
Na companhia, o jantar conta com caviar e champanhe Dom Pérignon, canapés e sopa de abóbora com maçã, entre outras opções. Medalhão de filé, salmão da região de Loch Fyne e risoto de açafrão com aspargos grelhados são alguns dos pratos.
“A Oman planeja a opulência de suas refeições de acordo com a duração dos voos, tornando o voo diário entre Londres e Mascat (Omã) o favorito entre nossos leitores”, diz a revista.
A mordomia continua após a sobremesa, quando é servida uma mesa de queijos com vinho do Porto Croft. Sobre a classe econômica, tanto os especialistas quando os leitores escolheram a Singapore Airlines como a empresa aérea com a melhor refeição.
A companhia serve tanto opções ocidentais e orientais. Entre os pratos típicos da Malásia estão um arroz aromatizado com leite de coco e o mee goreng, um macarrão picante. A refeição indiana contém pão naan fresco. Sem contar os muitos lanchinhos entre as principais refeições, incluindo frutas frescas, e os vinhos e destilados que podem ser servidos à vontade. Todas as refeições são servidas com talheres de aço inox.
Em relação aos vinhos, a companhia aérea australiana Qantas recebeu o prêmio de melhor neste tipo de serviço. A companhia gasta cerca de R$32 milhões de reais todo ano para oferecer aos seus passageiros mais de 300 rótolos diferentes a bordo.
Com tanta comida gostosa, a viagem já tem tudo pra começar bem. E a gente acaba torcendo para que o voo dure um pouquinho mais, não é mesmo?
Fotos: Divulgação