O Ministério da Educação (MEC) divulgou um dado alarmante no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (11): De todos os cursos de Medicina brasileiros, 154 ao todo, 27 receberam o conceito de “ruim” . Ou seja, 27 cursos superiores estão formando de forma insatisfatória os estudantes de Medicina, futuros médicos.
De acordo com o que foi divulgado, cinco universidades dentre as “reprovadas” são federais, e uma, inclusive, fica na região Nordeste: a Universidade Federal de Campina Grande, bastante conhecida e procurada. As outras federais que apresentaram desempenho ruim são as do Pará São João del Rei (Minas Gerais), Rio Grande do Sul (em Porto Alegre) e Pelotas (também no RS).
Por outro lado, 90 cursos apareceram com conceito “bom” na publicação. O curso mais bem colocado do Ceará foi o da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que apareceu na 17ª colocação. Já o curso da Universidade Federal do Ceará (UFC) ficou em 23º lugar. Nenhum curso obteve o conceito máximo do MEC. Confira abaixo a lista com os dez melhores cursos de Medicina do Brasil, de acordo com o MEC:
1º USP (SP)
2º UFMG (MG)
3º UFRJ (RJ)
4º UFGRS (RS)
5º Unicamp (SP)
6º Unesp (SP)
7º UFSC (SC)
8º UnB (DF)
9º UFPR (PR)
10º UFSCar (SP)
Fotos: Reprodução