Índice de infestação da Dengue em Fortaleza está em estado de alerta
7 de março de 2014
Elenco de “Meninas Malvadas” se reúnem
10 de março de 2014

Meninas de escolas do Ceará serão vacinadas contra o HPV

A expectativa é que sejam vacinadas mais de 250 mil adolescentes em todo o estado

gd_5441f0ebf91e

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) inicia a partir da próxima segunda-feira (10) uma campanha de vacinação para meninas contra o vírus HPV.

Para receber a dose, meninas entre 11 e 13 anos precisam apresentar o cartão de vacinação ou outro documento de identificação nas escolas. Vale ressaltar que a campanha atende escolas públicas e privadas de todo o estado.

A campanha vai ser dividida em 3 fases. A segunda acontece 6 meses após a primeira imunização e a terceira após cinco anos da primeira dose. A vacina previne o câncer, principalmente o no colo do útero. Estudos apontam que a eficácia da vacina é de 98,8%.

O vírus do HPV infecta a pele e mucosas sendo na maioria das vezes eliminado espontaneamente pelo organismo. Quando o vírus não é eliminado ele pode ficar durante anos no organismo sem nenhuma manifestação de sintoma. Porém o câncer de colo de útero está associado diretamente à infecção pelo HPV. Por isso é tão importante todas as meninas dentro da faixa de vacinação sejam imunizadas.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *