Quem acha que preconceito não é uma coisa adquirida e sim algo que nasce com a gente precisa conhecer essa história. Kamden Houshan e Paul Burnett são duas crianças dos Estados Unidos. Eles têm oito anos e estão no terceiro ano do Ensino Fundamental. E o melhor é que os dois são amigos desde os tempos do Jardim de Infância. Como toda criança, eles gostam basicamente das mesmas coisas: brincar, jogar videogame e assistir televisão.
A única diferente entre eles é que Kamden nasceu com um tumor maciço na coluna vertebral. E isso levou o menino a ficar paraplégico. Porém, em nada isso atrapalhou a amizades dos garotos, que faziam tudo sempre juntos.O problema é que a cadeira de rodas que Kamden usava.
Ela era velha, grande e muito pesada. E isso dificultava tanto a brincadeira dos meninos quanto a própria locomoção do menino dentro de casa. A mãe de Kamden mal conseguia manobra-la, fazendo com que muitas vezes ela precisasse carregar o garoto de um cômodo para o outro.
O menino até experimentou uma cadeira própria para ele, menor e de um material mais leve. A experiência foi ótima, porém havia um outro problema: o seguro de saúde da família não cobriria os gastos e eles não tinham como comprar o novo equipamento.
A ideia
Vendo o sofrimento do amigo paraplégico, Paul resolveu ajudar. Ele viu na internet um desses sites de financiamento coletivo, o GoFundMe. E imediatamente perguntou à mãe dele se ele poderia começar uma vaquinha para ajudar Kamden.
Em pouco tempo, a página para juntar o dinheiro da cadeira de Kamden havia arrecadado US $ 5.500 – mais de R$ 17 mil – valor que superou em US $ 2.000 o objetivo. Ou seja, a cadeira de rodas foi enfim comprada e os dois puderam aproveitar muito mais as brincadeiras juntos!
A atitude do menino tocou muita gente, e a própria mãe de Paul fez questão de agradecer a todos os que colaboraram. “Obrigado a todos por fazerem parte desta maravilhosa jornada para conseguir a cadeira de rodas de Kadem … Paul e Kamden ficaram felizes ao saber que Kamden está recebendo o que ele precisa”.
Bem que o mundo está precisando de mais “Pauls e Kamdens”, não acham?
Fotos: Reprodução/Jenny Burnett