Os problemas do mundo precisam de soluções práticas e objetivas. Portanto, os profissionais estão sendo cobrados quanto à criatividade. Enquanto uns acreditam que criatividade é um dom, na verdade nada mais é do que capacidade de identificar problemas e encontrar soluções inteligentes e ousadas em relações aos padrões de pensamentos. Os profissionais precisam de novas ideias o tempo todo, pois o que as empresas buscam é pessoas solucionadoras.
Apesar das disciplinas teóricas tradicionais continuarem sendo importantes, as universidades americanas estão investindo em disciplinas que envolvem estudos criativos. E elas não ficam só na área de artes e comunicação. Engenheiros, administradores e psicólogos também precisam de inovação para ter sucesso em seus processos.
Um treinador comportamental afirma que para exercitar a criatividade é preciso construir um currículo baseado em coisas que não deram certo e encontrar o significado e a influência que tiveram em sua vida. Quebre regras. Peça um hambúrguer em uma sorveteria, execute ações que parecem absurdas. Em algum momento, você vai se sentir um bobo. O segredo da criatividade está em como você lida com essas situações.
Fotos: Reprodução