Você sabia que alguns alimentos possuem a capacidade de esquentar a noite e deixar os casais mais fogosos? Pois saiba que é possível aumentar o seu apetite sexual e o do seu parceiro apenas incluindo alguns alimentos específicos na dieta dos dois. Isso porque os alimentos afrodisíacos auxiliam no estímulo da libido.
Esses “alimentos mágicos” são tão antigos quanto as primeiras civilizações. Há relatos desde os primórdios da civilização grega, já usava-se o mel, considerado por eles o néctar do amor, para seduzir e aumentar o tesão dos parceiros. A verdade é que a combinação de sexo e alimentos sempre fez parte das fantasias da humanidade. Mas você já parou para pensar no quanto alguns alimentos aumentam a produção dos hormônios sexuais, estimulam as sensações de prazer, favorecem a lubrificação vaginal e ainda prolongam a ereção? Não? Pois o No Pátio pensou e separou algumas dicas de alimentos afrodisíacos que podem ajudar vocês e colocar um tempero especial no relacionamento. Pronta para anotar as sugestões?
Para a mulher:
– Chocolate
Tem coisa melhor do que saber que o chocolate é considerado um potencializador do romance e do prazer sexual? Um verdadeiro afrodisíaco, ele contém o estimulante alcaloide teobromina, que é similar à cafeína, que fornece energia e euforia ao corpo. Além disso, ele ainda ajuda na produção de serotonina, que ajuda a promover felicidade, relaxamento e bem-estar durante o sexo, aumentando desta forma a sensação de prazer. Também contém feniletilamina, considerada a “substância química do amor”, conhecida por causar o sentimento da atração e paixão. Funciona especialmente nas mulheres, que sentem uma enorme sensação de bem-estar quando comem chocolate.
– Romã
A romã é um dos alimentos considerados mais completos e tem benefícios pra fertilidade, sexualidade e até mesmo a depressão. Nas mulheres, ela tem a capacidade de aumentar o desejo sexual e também ajudar a manter as concentrações de estrógenos equilibradas (o que é bem importante para mulheres na menopausa).
– Morangos
É uma fruta eroticamente sugestiva quanto à forma, textura e sabor. Mas, o seu efeito afrodisíaco se deve principalmente ao sentido olfativo, o que ajuda a estimular a libido. As propriedades nutritivas também são muitas: É uma fruta rica em antioxidantes que protegem o corpo e previnem contra o câncer. Por ser uma fruta bastante rica em água (cerca de 90 %) também é bastante diurética e de baixo valor calórico.
– Gengibre
O Gengibre ajuda na estimulação da lubrificação feminina e prolonga a função erétil devido à sua ação estimulante no sangue, uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais. Ele também tem ação bactericida, desintoxicante, antioxidante e anti-inflamatória. Por ter um sabor picante muito forte pode ser usado fresco ou seco, em pratos doces ou salgados. Ajuda também na estimulação do metabolismo, sendo desta forma um aliado nas dietas de emagrecimento.
– Abacate
A energia e uma libido saudável são cruciais para ter uma vida sexual feliz e o abacate pode trazer ambos. Ele é rico em minerais e gorduras monoinsaturadas (gorduras boas, que protegem o coração e diminuem o colesterol). Fornece também vitamina B6 , importante para ter energia e desejo sexual e é também é uma grande fonte de ômega-3, que melhora o humor naturalmente. O abacate é rico em ácido fólico (vitamina B9), que ajuda no metabolismo de proteínas, garantindo mais energia. Ele também contém piridoxina (vitamina B6), que aumenta a produção de hormônios sexuais no homem e na mulher.
– Canela
Incluir especiarias na alimentação, como a canela, confere um sabor diferenciado às receitas, além de ser ótimo para uma noite romântica. A canela provoca o aumento da secreção da lubrificação na mulher e da produção de testosterona no homem, oferecendo uma melhoria do desempenho sexual. As suas propriedades estimulantes vêm da sua capacidade em melhorar a energia, vitalidade e circulação sanguínea. Fora o enorme poder afrodisíaco, a canela tem outras qualidades: Regula a insulina e consequentemente a glicose no sangue, ajuda a controlar o apetite, é termogênica e ajuda no controlo de peso e gordura corporal.
Para o Homem:
– Amendoim
Rico em vitamina E, e se for consumido sem excessos, aumenta a potência sexual e reforça a energia. A ajuda deste alimento conta para ambos os sexos. Devido também ao seu alto teor de zinco, ele melhora a produção e a mobilidade dos espermatozoides. A falta de zinco pode diminuir em cerca 30% a fertilidade masculina.
– Pimenta
A pimenta é rica em zinco e está mais do que comprovado que ele desempenha papel importante para despertar o desejo. “Ele auxilia na fabricação da testosterona, o hormônio sexual masculino”, explica a nutricionista Christiane Castro, autora do livro “Alimentação e Sexo – Realidade e Mitos sobre os Afrodisíacos”. Além de ser o responsável pelas características masculinas, o hormônio está por trás da libido, tanto do homem quanto da mulher. Se estiver em baixa, a vontade para o sexo ficará enfraquecida. O bom é que, além do zinco, há vários outros nutrientes que elevam os níveis do hormônio.
– Banana
A banana tem efeito positivo no desempenho sexual uma vez que é rica em Magnésio, que ajuda na circulação promovendo a vasodilatação. Outro fator importante ,é que ela ajuda na produção de serotonina.
– Ostras
Assim como a pimenta, a ostra é rica em zinco e o seu consumo ajuda a enriquecer os nossos sentidos sexuais. Consumidas cozidas ou cruas (regadas com sumo de limão, por exemplo) são consideradas um dos alimentos que têm maior potencial afrodisíaco por conter além do zinco a dopamina, que é o neurotransmissor que aumenta a libido.
– Mel
Curiosamente a expressão “lua de mel”, é conhecida por esse nome porque os casais na antiguidade se preparavam para o casamento tomando mel diariamente. O mel é também muito nutritivo e bom para a saúde. É um antioxidante, tem propriedades bactericidas, fungicidas, antissépticas e anti-inflamatórias. Além de ser rico em vitaminas do complexo B, que são necessárias para a produção de testosterona.
– Café
A bebida favorita de muitos brasileiros também está na lista de alimentos afrodisíacos. Para aumentar a libido basta tomar uma dose de café de após o jantar, o que pode ser o segredo para uma ótima noite de amor e sexo. Para melhorar ainda mais, o açúcar também colabora com a libertação de serotonina no cérebro.
O No Pátio citou apenas alguns alimentos que ajudam a aumentar a excitação na hora do sexo, mas existe uma variedade imensa de opções e receitas que podem fazer parte da sua “dieta da sexualidade”.
Fotos: Reprodução.