Mercado AlimentaCE realiza 2ª edição do Festival do Pratinho nos dias 20 e 21 de julho!

Agenda Cultural|Cultura

Parte da cultura alimentar cearense e sustento de milhares de famílias em todo o estado, o pratinho é iguaria desejada e saboreada o ano inteiro. E é com foco nesta valorização gastronômica e cultural que o Mercado AlimentaCE vai promover a 2ª edição do Festival do Pratinho, nos dias 20 e 21 de julho. O evento gratuito, agora com dois dias de programação, vai reunir o melhor dessa diversidade de sabores, com mais de 20 expositores – da Capital e outras cidades do estado -, e muita música. Vanessa A Cantora, Pavão do Acordeon, Iara Pamella e Banda, e o Forró Tá Bonito Para Chover garantem o som. 

Localizado no Complexo da Estação das Artes, o acesso ao equipamento é gratuito mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. O Mercado é um espaço da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Baião, creme de galinha, vatapá, paçoca, arroz e muito mais serão ingredientes mais que exaltados neste evento que traz para o Mercado a cultura da comida de pracinha. É festa que une batalhão por trazer na boca e na mente o gosto de Ceará.

Mais de 20 expositores oferecerão pratinhos para todos os gostos, dos tradicionais às releituras, incluindo opções veganas, sem glúten e sem lactose. São eles, Cozinha do Jorge, Iprede, Acarajé da Murá, Espetinho dos Sonhos, Restaurante São Francisco, Empadaria da Vovó, Na Caixa, Merenda da Ceição, Ponto do Pratinho, Pratinho da Tia Rô, Cantinho da Mara, Regional Comidas Típicas, Pratinho da Dona Edinete,  Cozinha do Deyme, A Moda da Chef, Pratinho de Casa, Lanches Dona Mazé, D´Casa Cozinha Regional, Restaurante Quimanga, Chef Tiago Tavares e Acarajé da Cobra. Além dos expositores, os seis restaurantes do Mercado também preparam releituras e pratinhos especiais. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 20.

Marina Araujo, diretora do equipamento, comenta que as expectativas são as melhores para esta segunda edição do Festival do Pratinho “O público sentiu bem a nossa pegada na primeira edição ao valorizar esse ícone da nossa terra. Agora, com dois dias de programação, esperamos que nosso público possa se divertir bastante, além de comer quantos pratinhos tiver vontade”.

A diretora destaca também o papel transformador na prática de fazer e comercializar o pratinho. “O pratinho é 100% cearense, só por isso ele já é importante. É totalmente fruto da nossa cultura e recheada de traços do nosso povo. Ele fala sobre o sustento de inúmeras famílias, autônomas, que encontram na gastronomia seu meio de vida e de mobilidade social”, reforça.

Atrações

Além da parte gastronômica, o evento contará com diversas atrações musicais para animar o público. No sábado, às 17h30, ocorre a solenidade de abertura do festival, seguida da apresentação de Iara Pamela e Banda, das 18h às 19h30. A partir das 20h, Vanessa A Cantora sobe ao palco da Estação das Artes para completar a festa.

Dona de uma das vozes mais românticas do forró, Iara Pamella, ex-Noda de Caju, emplacou vários sucessos em todo o Brasil que até hoje são lembrados pelos amantes da boa música. ‘Eu Juro’, ‘Meu Vício’, ‘Sol do Meu Verão’ e ‘Lindos Momentos’ são sucessos que estão na história de muitas pessoas. Já Vanessa A Cantora, volta ao palco com suas inconfundíveis interpretações pessoais do forró das antigas, trazendo uma nova cara para o tradicional e atingindo novos públicos.

Para o domingo, a partir das 11h, a atividade infantil em parceria com o Sesc incorpora a programação para as crianças. Das 11h30 às 12h30, a música começa com ‘Forró tá Bonito para Chover’. Para encerrar o festival, o forrozeiro Pavão do Acordeon se apresenta das 14h às 15h30.

Formado por Erika Akirê (zabumba), Gabriel Vasconcelos (voz e violão) e Angélica Maria (triângulo), o projeto “Forró Tá Bonito para Chover” traz em seus trabalhos musicais leituras e releituras de ritmos nordestinos e brasileiros, como o xote, baião e arrastapé, tendo como inspiração grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Gonzaguinha, Alceu Valença, entre outros.

Com mais de 20 anos de carreira, o forrozeiro “Pavão do Acordeon” tem apresentações memoráveis no Marina Park e em eventos prestigiados do Sesc. Seu repertório diversificado abrange vários ritmos como forró,  Jovem Guarda, MPB e o brega, mas com um toque da autêntica identidade cearense em sua musicalidade.

Gestão de resíduos sólidos e apoio à primeira infância

Por meio de parceria com o Sebrae, o evento contará com uma consultoria de sustentabilidade que irá trabalhar a destinação correta dos resíduos gerados durante o festival. O objetivo é fortalecer o evento e os empreendedores de gastronomia e garantir uma ação de sustentabilidade para diminuir os impactos ambientais gerados.

Além disso, o Mercado AlimentaCE também atuará em parceria com o Instituto Primeira Infância (Iprede), que terá o TransforMarias – projeto de mulheres assistidas pelo instituto – como um dos expositores de pratinho. Toda a renda do estande será destinada à instituição. Para integrarem o evento, as mulheres participaram de formação gastronômica com Marina Araujo, diretora do Mercado. Além disso, a arrecadação de alimentos do Ingresso Solidário da programação de domingo também  será doada ao Iprede e ao Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e valorizar a gastronomia e a cultura alimentar.

Serviço:

2ª Edição do Festival do Pratinho no Mercado AlimentaCE

Quando: Sábado, 20 de julho, de 17h às 22h, e domingo, 21 de julho, de 10h às 15h30

Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)

Acesso gratuito mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Fonte: Secult Ceará

Inscreva-se na nossa newsletter