Ações educativas, gastronômicas e artísticas irão marcar o Ajeumbó: Festival e Seminário de Cultura Alimentar Afroancestral. Realizado pelo Governo do Ceará, o evento acontece nos dias 6 e 7 de outubro, nos Teatro do Centro Dragão do Mar de Cultura e Arte e Complexo Cultural Estação das Artes.
Com mais de 15 atividades, a programação reunirá mesas temáticas, exibição de série documental, oficinas, aulas-show, apresentações artísticas, experiências gastronômicas e lançamento de livro. Assim, durante dois dias, uma série de ações levarão ao público as tradições, saberes, diversidade e singularidade dos mais variados grupos e comunidades tradicionais que compõem nossa população e história.
A agenda contará ainda com a cultura popular do Grupo de Tradição Arrastão. O encerramento ficará por conta da Numalaje, uma festa de funk comandada pelos DJs Lolost e DDZIN (Dudu Ribeiro). Ou seja, muita música para o público que poderá aproveitar tudo visitando as feiras agroecológica e gastronômica, com delícias como acarajé, feijoada, baião de dois, vatapá, aluá e muito mais!
Visitas e Vivências
Em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, serão realizadas durante a programação visitas e vivências em comunidades quilombolas e povos de terreiro. A proposta é realizar um intercâmbio entre as ações institucionais e os saberes tradicionais. As vivências ocorrerão nos dias 4 e 5, na comunidade quilombola Conceição de Caetanos, em Tururu, Quilombo Alto Alegre, em Horizonte, e o terreiro de Ilê de Yemanjá, em Aquiraz.
Serviço:
Ajeumbó: festival e seminário de cultura alimentar afroancestral
Dias 6 e 7 de outubro | Sexta (13h às 18h) e Sábado (15h às 21h)
Locais: Teatro do Centro Dragão do Mar de Cultura e Arte e Complexo Cultural Estação das Artes
Acesso gratuito | Sujeito à capacidade do espaço (1.500 pessoas por dia) | Saída sem retorno
Fotos: Reprodução / Fonte: Governo do Ceará