Que tal aproveitar esta sexta-feira para conhecer um pouco mais sobre o Cordel, expressão artística tradicional do nosso nordeste? A Música e a Literatura de Cordel agregam-se à feira livre que acontece semanalmente nos arredores do Mercado dos Pinhões com o Mercado do Cordel e do Repente. A programação contará com apresentações de repentistas, trovadores, poetas populares, oficinas e venda de xilogravuras, cordéis e produtos afins. A primeira edição acontece nesta sexta-feira (4), de 8 às 12 horas, e prestará homenagem a Luiz Gonzaga.
Na programação, além da feirinha de cordel e derivados, aberta a partir das 8 horas, haverá aula espetáculo de Cantoria e Noções Básicas de Literatura de Cordel com o cordelista Zé Maria de Fortaleza, de 9 ao meio-dia.
Zé Maria de Fortaleza é natural de Aracoiaba- CE. Aos 13 anos veio para Fortaleza iniciando sua carreira como cantador violeiro, tornando-se conhecido pelo seu talento poético e a sua maneira de cantar. Representou o Ceará em vários estados do Brasil, cantou para as maiores autoridades do país em Brasília, publicou folhetos de cordel, é autor do Hino do Violeiro e faz parte da diretoria da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Ceará.
O Mercado do Cordel e do Repente é uma realização da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Cultura e tem curadoria da Galeria O Mercador. A segunda edição acontecerá no dia 18/12.
Serviço:
Mercado do Cordel e do Repente – Homenagem a Luiz Gonzaga
Data: Sexta-feira (4/12), de 8h às 12h
Local: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N – Centro)
Programação:
8h: Abertura da feirinha de cordel e derivados
9h às 12h: Aula espetáculo de Cantoria e Noções Básicas de Literatura de Cordel com o cordelista Zé Maria de Fortaleza
Informações: 3105.1339 / 3105.1386
Fotos: Reprodução