O mês de junho chegou e com ele chegam boas notícias para os fortalezenses. Para quem estava com saudade, a espera acabou: Em junho, o público fiel de um dos espaços mais charmosos de Fortaleza, o Mercado dos Pinhões, poderá retornar ao equipamento para curtir e aproveitar as diversas atividades culturais que acontecem por lá e que já viraram tradição na cidade. A partir desta terça-feira, dia 2 de junho, o Mercado será reaberto em período integral. No final de março, ele havia sido fechado temporariamente, durante o período noturno, para uma ampla reforma em sua parte elétrica, um investimento de R$ 55.452,00 reais. Durante o período, parte da programação do Mercado foi transferida para o Estoril.
A reforma foi necessária para que o equipamento continuasse recebendo a programação que se tornou referência na cidade. Entre as principais atividades que retornam e que são novidade estão: a Feira Orgânica, que acontece sempre às terças-feiras, das 6h às 13h. A atividade, que ocorreu normalmente durante o período de obras do Mercado, é organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (ADAO); a primeira edição da Feira Afins de Vitrola, que acontecerá no dia 19/6, a partir das 16h às 21h, reunirá expositores que venderão discos e produtos afins; o Chefs na Praça, atividade que reúne diversos expositores gastronômicos e tem o intuito de aproximar o público dos chefs, apresentar ao público novos e diferentes sabores dos diversos segmentos da gastronomia e, principalmente, utilizar e dar vida aos espaços públicos de nossa cidade.
A programação será no dia 20/6, no horário de 16h às 22h; e, já entrando no clima junino, o Mercado se transformará em um grande arraiá durantes as noites dos dias 12 , 23 e 28 com uma edição especial do Forró no Mercado. A atividade contará com apresentações de quadrilhas e de grupos de forró. As atrações e horários da programação ainda serão divulgados.
Sobre o Mercado dos Pinhões
O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 11.962, de 11 de janeiro de 2006. Uma das características da estrutura de ferro, pré-fabricada na França, nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans, é a portabilidade, podendo ser desmontado e montado em locais diferentes. Sua vasta programação cultural inclui projetos de sucesso, como o Forró no Mercado, Quarta Coletiva, Feira Orgânica, dentre outros.
Agora é só escolher a programação que tem mais a sua cara e voltar a frequentar o Mercado dos Pinhões, um dos maiores símbolos culturais de nossa cidade. Fica a dica!
Serviço:
Programação de junho do Mercado dos Pinhões
Feira Orgânica
Data: Terças-feiras, das 6h às 13h
Feira Afins de Vitrola
Data: Sexta-feira (19), das 16h às 21h
Chefs na Praça
Data: Sábado (20), das 16h às 22h
Edição especial do Forró no Mercado
Data: Dias 12, 23 e 28
*Horário e atrações serão divulgados em breve
** Programação sujeita a alteração
Sobre o Mercado dos Pinhões
O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 11.962 de 11 de janeiro de 2006.
Uma das características da estrutura de ferro, pré-fabricada na França, nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans, é a portabilidade, podendo ser desmontado e montado em locais diferentes. Assim, seu primeiro endereço em Fortaleza foi à Praça Carolina, hoje conhecida como Praça Waldemar Falcão. A inauguração do “Mercado da Carne”, formado de início por dois galpões unidos por uma passagem coberta, conhecida como “avenida”, foi realizada em 18 de abril de 1897, durante a gestão do prefeito Guilherme Rocha. Em 1938, a estrutura foi desmembrada e levada para a Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, onde permanece até hoje.
Reformado e preservado, hoje o Mercado dos Pinhões é palco de uma programação rica e variada, quase todos os dias. Começa na terça-feira com manifestações artístico-culturais afro-brasileiras dentro do projeto Terça Negra. Na quarta-feira, a beleza da dança contemporânea toma conta do Quarta em Movimento. Na quinta-feira, música, literatura, fotografia e outras manifestações culturais se encontram no projeto Quinta Cultural. Sexta-feira é dia da maior roda de choro de Fortaleza, o Chorinho no Mercado. E, no domingo, zabumba, triângulo e sanfona marcam o ritmo do Forró no Mercado.
Fotos: Reprodução/Nely Rosa