Merval Pereira é eleito para Academia Brasileira de Letras

Cultura
O escritor e jornalista Antônio Torres, Merval Pereira, jornalista e escritor carioca de 61 anos, autor, entre outros, de ‘O lulismo no poder’, foi eleito na tarde desta quinta-feira o novo ocupante da Cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Merval foi eleito com 35 votos a favor e apenas 13 contra.
O jornalista substituirá o acadêmico Moacyr Scliar, morto em Fevereiro deste ano.  26 acadêmicos votaram por  carta e na sessão, 12 estiveram presentes.
“Com a eleição de Merval Pereira para ocupar a Cadeira 31, na sucessão do saudoso escritor e médico Moacyr Scliar, mantém-se a tradição da presença de grandes jornalistas na Academia. Muitos passaram por esta Casa, desde Joaquim Nabuco”, declarou o presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça.
A Cadeira 31 tem como fundador Guimarães Junior, e patrono, Pedro Luís. Ao longo da História foi sucessivamente ocupada por João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho e Geraldo França de Lima, substituído por Moacyr Scliar em 22 de outubro de 2003.

Inscreva-se na nossa newsletter