Em cerimônia realizada nesta manhã de quinta-feira (29), em São Paulo, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou os três finalistas para a Bola de Outro 2012 da Fifa (FIFA Ballon d’Or 2012): Lionel Messi (Barcelona), concorre pela sexta vez, o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Andrés Iniesta (Barcelona).
Havia uma expectativa que o santista Neymar ficasse entre os três, o que não se confirmou. O jogador vai concorrer mais uma vez ao Prêmio Puskás da FIFA 2012, prêmio concedido ao autor do gol mais bonito do ano, que ele ganhou ano passado. Junto com Neymar, concorrem Radamel Falcão (do Atlético de Madri) e Miroslav Stoch (Fenerbahçe).
“Ou ele tem que jogar na Europa, ou, em 2013 arrebentar com a seleção, porque todo o mundo vai tá vendo ele. O Neymar é o protagonista aqui no Brasil (…) mas, o mundo ainda não conhece o Neymar”, disse Ronaldo Nazário sobre Neymar não ter ficado entre os três finalistas do prêmio.
A entrevista coletiva contou com a presença do presidente da FIFA Joseph S. Blatter, do CEO do Grupo Amaury François Morinière e do Secretário Geral da FIFA Jérôme Vacke, além de Ronaldo e Marta, ganhadora da Bola de Ouro cinco vezes, ela está entre as finalistas de 2012. Com Marta concorrem as americanas Abby Wambach e Alex Morgan.
Para o prêmio de Treinador do Ano, concorrem Pep Guardiola, ex-técnico do Barcelona, Vicente Del Bosque (Espanha) e o atual vencedor, José Mourinho (Real Madrid).
Fotos: reprodução