Para se manter jovem, é preciso se mexer muito, de acordo com estudo realizado no Canadá
Se você quer uma pele jovem, comece a se mexer. Estudos feitos no Canadá comprovam que exercício físico pode reverter efeitos do envelhecimento mesmo em quem começa a se exercitar tardiamente. Os pesquisadores da Universidade de McMaster, em Ontário, Canadá, descobriram que os resultados podem aparecer em três meses.
Inicialmente, foram realizados estudos com ratos. Os pesquisadores dividiram os animais em dois grupos, um com acesso a rodas, o outro não. Aqueles que não correram ficaram fracos e carecas e o que se movimentaram mantiveram o cérebro, coração, músculos e órgãos reprodutivos saudáveis. Os pelos se mantiveram longos e com a cor natural.
O segundo teste foi realizado com humanos. O estudo envolveu 29 homens e mulheres com idades de 20 a 84 anos. Metade deles fez três horas de exercícios moderados por semana e os demais continuaram sedentários. Então, eles mostraram as nádegas aos pesquisadores, pois a parte da pele que raramente é exposta ao sol. E assim eles puderam avaliar como a pele reagiu ao experimento.
O resultado é que mesmo depois dos 40 anos, quem fez exercício tinha uma pele mais saudável e jovem do que aqueles de 20 que se mantiveram parados. A terceira parte do estudo veio em seguida. Todos os idosos com mais de 65 anos passaram a fazer exercícios toda semana por três meses.
Os pesquisadores estudaram as peles deles antes e depois do hábito no microscópio e perceberam que depois dos exercícios eles aparentavam ser muito mais jovens do que realmente eram, como se fossem alguém com 20 ou 40 anos. Para os estudiosos, o único problema é pequena amostra da pesquisa. Mas já dá para convencer que os exercícios físicos fazem bem à saúde.
Fotos: Reprodução