Mineirão Sustentável

EcoFriendly|Sustentabilidade

O Mineirão, em Belo Horizonte, onde Brasil levou uma goleada histórica da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo da FIFA 2014, é o primeiro estádio do Brasil a receber o selo LEED Platinum, grau máximo de certificação internacional em construção sustentável. A Copa das Copas é a primeira da história dos Mundiais a ter estádios com certificação internacional em sustentabilidade. Além do Mineirão, o Maracanã e as arenas Amazônia, Pernambuco, Fonte Nova e Castelão já conquistaram o selo LEED, utilizado em mais de 140 países que atestam as construções “verdes”, pensadas desde os projetos para reduzir o impacto sobre o meio ambiente.

O Mineirão é o segundo estádio do mundo a receber o selo LEED Platinum. O estádio Apogee, da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, já havia obtido essa certificação. Já o Maracanã, no Rio de Janeiro, e as arenas Pernambuco, em Recife, e Fonte Nova, em Salvador, receberam um selo que atesta grau de sustentabilidade superior à certificação básica prata dos estádios Castelão, em Fortaleza, e arena da Amazônia, em Manaus. Um processo de certificação está em andamento para os outros seis estádios da Copa.

Para Aldo Rabelo, Ministro do Esporte, esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo entre as instâncias governamentais.”A certificação do Mineirão com o LEED Platinum é o reconhecimento dos esforços de todas as instâncias governamentais e de todos os envolvidos na preparação do Brasil para a Copa do Mundo”, afirma o ministro. Felipe Faria, diretor do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), afirmou que a Copa do Mundo no Brasil é a primeira com estádios certificados LEED, “Esta é a primeira Copa do Mundo com estádios certificados LEED, ferramenta destacada por mensurar práticas de construção sustentável desde a fase de concepção de projeto, construção e início de operações”, declarou.

Foi divulgado esta semana o ranking da GBC Brasil, onde o Brasil é o segundo país com maior número de edificações esportivas com certificação LEED no mundo. De acordo com a instituição, o País já possui seis edificações com o selo sustentável. Em primeiro lugar com 80 unidades certificadas, estão os Estados Unidos, enquanto Austrália e China ocupam o terceiro lugar com um projeto certificado cada.

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter