Todo mundo já está cansado de presenciar inúmeros casos de dengue pelo país, seja através do jornal ou porque já aconteceu com alguém conhecido. O fato é que se trata de uma doença muito grave e por isso, necessita do maximo de atitudes preventivas! O Ministério da Saúde está em busca de novas soluções para o problema, e uma delas está sendo estudada para ser usada no combate à dengue no verão de 2012.
A ação é usar as redes socias, como o Twitter, para identificar com antecedência focos da doença. A idéia surgiu através de uma experiência feita pela Fundação Google, há três anos, nos Estados Unidos, sobre casos de gripe. Muitas pessoas buscam a internet para saber mais sobre sintomas de doenças ou então comentam em redes socias que estão doentes, antes mesmo de procurar um médico! A partir disso, foi possível identificar com antecedência os casos de gripe.
Apostando nesses comentários que circulam pelo mundo da internet, é que o governo pretende tomar conhecimento o quanto antes dos casos de dengue e preparar uma solução! “As pessoas postam na internet, por exemplo, que estão com dengue ou usam os sites de busca para saber sobre os sintomas da doença. Essas informações aparecem mais rápido do que nos sistemas de saúde”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Segundo Barbosa, a atitude não anula o sistema oficial de notificação da doença, pelo contrário, a atitude vem para agregar maior valor à prevenção! Se a idéia for aprovada, o intuito é começar a usá-lo em janeiro do próximo ano na campanha contra a dengue.
Foto: Reprodução