Com mais 15 mil metros quadrados, o espaço que recebe a Feira do Empreendedor 2012 foi dividido por segmentos, como Espaço Empreendedor Digital, Praça da Sustentabiliadade, Bairro das Tendências de Mercado e o tão visitado pelas mulheres “Mapa da Mina”. Em um dos maiores eventos sobre empreendedorismo do Brasil, o que não pode deixar de ser abordado é o mundo da moda como mercado cada vez mais crescente e rentável. Uma excelente fonte de renda e meio de destacar-se no ramo empresarial.
No espaço “Mapa da Mina” é possível ver de perto e compreender melhor as potencialidades sócio-econômicas das Macro Regiões do Ceará por meio dos stands em exposição, como esmalterias, estamparias, moda infantil, loja de joias e lojas femininas. Um paraíso para a mulherada que quer se arriscas no mundo dos negócios!
A Feira do Empreendedor representa oportunidade não apenas para quem deseja abrir o próprio negócio. Mas, também para quem expõe – como forma de divulgação do trabalho e dos produtos confeccionados. Um bom exemplo disso é o espaço destinado a Fanor – Faculdade do Nordeste – que mostra aos visitantes looks feitos pelos alunos do curso de Design, consolidando assim o nome dos futuros estilistas.
Marbênia Gonçalves, coordenadora dos cursos de Design Gráfico e Moda da Fanor, ratifica a importância de ceder espaço aos alunos, que mostram no stand uma breve noção de todas as etapas produtivas relativas a moda. “A Fanor também participa de feiras e oficinas para expor as condições do mercado da moda e capacitar futuros empresários no setor”, explica a Marbênia.
A coordenadora diz ainda que “O Ceará tem um excelente espaço para moda. O Brasil é o segundo lugar do país onde se vende mais peças íntimas e a moda praia também é outro setor bastante significativo. Temos que ver isso!”.
Cláudio Silveira, empresário de sucesso e idealizador do Dragão Fashion Brasil, teve espaço garantido em um dos stands para expor peças maravilhosas – que valorizam os traços e a cultura do nosso estado. Blusas, vestidos e batas vindos diretamente da Ksa do Dragão e, como sempre, atraindo olhares dos apreciadores de um excelente trabalho!
Mas, para entrar no mundo da moda como jovem empreendedor é preciso mais que gostar do segmento. É necessário entender do assunto, buscar capacitação constante, reciclagem de ideias e aprimoramento das técnicas; é o que diz Cristina Feitosa, estilista e consultora de moda do Sebrae. Cristina coordena o stand do órgão, que visa mostrar ao público cada etapa do processo criativo das roupas; desde planejamento até o acabamento.
O ponto chave discutido na Feira do Empreendedor 2012 quando o assunto é moda é como permanecer no mercado, não apenas como entrar nele. Justamente por isso, todos os expositores dão sempre o mesmo conselho: capacitação constante e aperfeiçoamento das técnicas são duas obrigações para consolidar uma marca forte e fazer com que a grife se sobressaia.
Fotos: Renata Maia