Não há um consenso sobre quando o termo plus size surgiu, mas é visível o quanto o movimento vem ganhando espaço e se tornando um modo de protestar quanto aos padrões que as revistas de moda tentam impor para as mulheres. Sabe-se que o termo foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos quando a indústria da moda percebeu que as peças só estavam sendo usadas 1/3 da população. Enquanto as mulheres de “tamanho maior”, tradução do termo plus size, recorriam a costureiras ou andavam bastante para encontrar uma loja com numeração acima de 44.
Em Fortaleza, já não é mais tão difícil encontrar lojas especializadas em tamanhos grandes. As roupas fabricadas por elas são especialmente para mulheres acima do peso. Portanto, já são levados em conta o caimento, o comprimento, o tecido e tudo que envolve o processo de criação de uma roupa. A procura do público foi tão grande que já existe até desfile de roupas plus size, é o Plus Size Fashion Fortaleza, com último desfile em outubro de 2012.
A moda plus size não para nas roupas largas e pretas. Já é possível encontrar peças com os mais diferentes estilos e cores. A modelo Mirele Birck, 2° lugar no Miss Plus Size, contou ao No Pátio que no seu guarda-roupa tem roupas de várias cores, animal print, fluor, candy color, floral e que são poucas as roupas escuras que ela tem. Para Mirele, “a mulherada está cada dia mais aberta a ousar”.
Para o verão 2013, as mulheres plus size podem apostar nas cores quentes típicas da estação, como o laranja, o tangerina e os alaranjados. Outra cor do verão 2013 é o rosa, que pode ser nos tons fortes ou os mais clarinhos, chegando ao candy color. Mas não é só isso, podem investir nos modelos metalizados, com brilhos e paetês para a noite. As rendas não perderão destaque nessa estação. Estampas tropicais e florais também são tendência para o verão 2013.
A moda já está acessível a todas, principalmente para as mulheres de tamanho plus size. Fortaleza já com várias lojas e muitas outras lojas conhecidas do público já estão acrescentando a sua coleção numerações maiores. É só procurar, você vai acabar encontrando roupas que se adequem ao seu estilo e corpo. “Acho que primeiro de tudo devemos nos aceitar e sermos saudáveis, depois disso o desejo de se olhar no espelho e se sentir bem está mais que provado que podemos usar tudo, valorizando as melhores partes do corpo e disfarçando o que nos incomoda. Estilo você pode escolher o seu, gosta um pouca de cada um? Então tenha seu próprio estilo, sinta-se bem e confortável isso que importa. Seja feliz e se goste assim, que o resto flui”, completa Mirele Birck.
Serviço:
Eveiza – Shopping Iguatemi Fortaleza – Avenida Washington Soares, 85 – Água Fria.
Telefone: (85) 3241-1953.
Estilo G – Rua Tibúrcio Cavalcante, 2119 – Dionísio Torres.
Telefone: (85) 3264-7667.
Fotos: Reprodução