Um desfile impactante, emocionante e definitivamente para ficar na lembrança. Assim foi o desfile do cearense Lindebergue Fernandes, que encerrou a primeira noite do Dragão Fashion Brasil. Reconhecido pelas criações inspiradas em lembranças afetivas e na cultura popular, Lindeberque Fernandes, também conhecido como Lili, participou pela pela 14ª vez do DFB e desta vez, talvez mais do que todas as anteriores, embasbacou a todos com um desfile altamente politizado.
O tema original da coleção de Lindebergue foi uma mistura de Napoleão Bonaparte com Lampião. Mas o desfile foi muito, muito além disso. Comtodos os modelos maquiados de palhaço com triste sorrisos e levantando sérios questionamentos sobre o passado, o presente e o futuro no Brasil, além de abordando a questão da diversidade sexual e da definição de gênero, Lili jogou uma infinidade de elementos no liquidificador e tirou, como um mágico da cartola, uma coleção incrível, exibida ao som da mais revolucionária MPB dos anos 70!
Para vestir seus lampiões urbanos e skatistas do asfalto, o estilista trocou o couro dos gibões pelo neprene estampado, com texturas, desgastes e aplicações de pedrarias e bordados. O regional apareceu repaginado em técnica de crochê e de Patchwork, feito em parceria com a professora Betina Gauche. Nas cores, os tons terrosos e verdes militares reinaram livres, com acentos de magenta e vermelho, dando irreverência extra ao show de Lili.
Nas modelagens, a criatividade e a provocação não tinham limites. Croppeds com saias ultra longas eram desfiladas por homens, macacões largos mais quadradinhos, emolduravam o corpo das modelos femininas. Um show de tolerância social e intolerância política. Um verdadeiro protesto fashion!
Na trilha, nos looks, nos acessórios, nas bandeiras coloridas esvoaçantes. Em tudo e nos mínimos detalhes, era claramente visível a crítica e a irônia ao momento vivido pelo país.
O desfile terminou ao som de Raul Seixas com a platéia, que abarrotava a sala de desfile, aplaudindo de pé e com lágrimas nos olhos. Lili nos deixou maravilhados, intrigados, com um nó na garganta e uma pergunta que ecoava provocando: estaria na moda o caminho para mudar a política?
Confira abaixo as fotos do desfile de Lindebergue Fernandes no Dragão Fashion Brasil 2016!
Fotos: Ciro Saboya