O projeto de modificações na Praça Portugal foi aprovado pela Câmara de Fortaleza nesta quinta-feira (05). A maioria dos vereadores presentes aprovou a demolição do equipamento. Uma decisão liminar da Justiça proíbe qualquer mudança na Praça até que a ação do Ministério Público, que pede o tombamento do local seja julgada.
De acordo com a Prefeitura, o projeto consiste em alterar a Praça Portugal como modelo de rotatória das avenidas Desembargador Moreira e Dom Luís com a finalidade de torná-la quatro espaços de convivências na esquina do cruzamento. Segundo o projeto da Prefeitura de Fortaleza, as áreas de conveniência serão construídas com equipamentos públicos e o ambiente será bem arborizado.
O prefeito Roberto Cláudio defendeu o projeto e falou das possibilidades apontadas para resolver a situação da praça. “Tinha três hipóteses para a Praça Portugal; em duas delas, a gente mantinha a praça como é hoje e faria um túnel na Avenida Dom Luís, e na segunda hipótese, um túnel na Avenida Desembargador Moreira. Nessas duas alternativas, a gente tem um bom resultado de redução de tempo de veículo naquele cruzamento, mas temos um grave dano à cidade porque se cria 160 metros de túnel, e a área ficaria degrada”, afirmou o prefeito.
Foto: Reprodução