Moléculas de oxigênio são encontradas no espaço

Acontece

Através do Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA), cientistas confirmaram a descoberta de moléculas de oxigênio no espaço! A descoberta dá pistas sobre a ligação química entre duas moléculas essenciais para a vida: água e oxigênio.

O chefe da colaboração norte-americana à missão no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Paul Goldsmith , afirmou “O gás oxigênio foi descoberto nos anos 1770, mas foram precisos mais de 230 anos para que finalmente pudéssemos dizer que essa molécula tão simples existe no espaço”.

“Isso explica onde parte do oxigênio estava escondido. Mas nós não encontramos grandes quantidades, e ainda não entendemos o que há de tão especial sobre os lugares onde o encontramos. O Universo ainda esconde muitos segredos” disse Paul.

Gráfico ilustra onde os astrônomos encontraram as moléculas no espaço, na nebulosa de Órion

As moléculas foram identificadas no complexo formador de estrelas da constelação de Órion.  É considerado comum encontrar átomos individuais de oxigênio no espaço, especialmente em torno de estrelas de grande massa. Porém, até agora não haviam sido descobertas fora do planeta, moléculas de oxigênio! As tais moléculas compõem cerca de 20% do ar que é respirado na Terra. Com o achado, os pesquisadores vão continuar estudando as áreas de formação de estrelas para tentar encontrar mais moléculas! O universo realmente ainda reserva muitas surpresas!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter