Em tempos de crise financeira todo mundo nota que há uma tendência geral em reduzir e cortar gastos. O que faz com que o consumidor busque fazer mais pesquisas na hora de comprar, optando por produtos e serviços mais baratos, isso porque estão economizando para pagar as dívidas atrasadas e as despesas domésticas que tiveram aumento, como a conta de luz e de água. Entretanto, quem já ouviu a expressão “o barato muitas vezes sai caro” sabe que muitos consumidores saem prejudicados ao optarem por alguns produtos ou serviços na tentativa de economizar. Quando isso acontece, o remédio muitas vezes é amargo e só deixa estragos como uma enorme dor de cabeça na tentativa de solucionar o prejuízo.
Como parte das comemorações do mês do consumidor, a equipe do Procon Assembleia está desde ontem (quinta-feira, 17) nos municípios de Morada Nova e Quixeramobim. Esta é a primeira vez em que as atividades foram estendidas ao interior do Ceará. Com o tema “Educação para o Consumo em Tempos de Crise”, os moradores de ambos os municípios estão recebendo orientações e poderão abrir procedimentos para reclamações.
“A iniciativa proporciona a esses municípios diversas atividades, tais como palestras e stands em praças com a presença de profissionais habilitados, possibilitando a abertura de reclamações e a obtenção de esclarecimentos sobre todos os problemas que envolvam as relações de consumo”, ressalta o deputado Odilon Aguiar (PMB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.
Hoje o evento acontece em Quixeramobim, das 8 às 12 horas, na Rua Cônego Pinto de Mendonça, n° 60, em frente à Câmara Municipal. Às 9 horas ocorre ato solene na Câmara com participação do deputado Odilon Aguiar.
São parceiros na iniciativa o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Fotos: Reprodução.