O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, 104, morreu na noite desta quarta-feira (05), no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O arquiteto, que estava internado desde o dia 2 de Novembro, vítima de desidratação, apresentou problemas nos rins e estava sendo submetido a hemodiálise e fisioterapia respiratória. Ainda pela manhã, Niemeyer sofreu uma parada cardíaca e sua respiração era mantida por aparelhos.
O corpo de Oscar Niemeyer será velado no Palácio do Planalto, em Brasília. A família do arquiteto ainda não informou a partir de que horas o velório será realizado. No entanto, a expectativa é que ele ocorra à tarde. Em nota oficial, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do “grande brasileiro”. No próximo dia 15 o arquiteto completaria 105 anos!
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, nasceu no dia 15 de Dezembro de 1907, no Rio de Janeiro. Casou-se com Annita Baldo quando tinha 21 anos e ficou viúvo em 2004. Dois anos mais tarde, casou com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira. Com a primeira mulher, teve uma filha, Anna Maria Niemeyer. Deixou netos, bisnetos, trinetos e muitos amigos.
Foto: Reprodução