
A vida não anda fácil para ninguém — muito menos para o presidente dos Estados Unidos! Afinal, quem não foi pego de surpresa com a notícia da morte de Donald Trump nesse final de semana?
Pois é, a internet não perdoa. Claro que o boato rapidamente viralizou no Brasil, mas logo foi desmentido. Trump, aliás, apareceu em eventos públicos logo depois, confirmando que estava mais vivo do que nunca. Mas, como já sabemos, uma fake news dessas sempre rende: e no Brasil o assunto virou combustível para memes.
De onde saiu a notícia da morte de Donald Trump?
Como toda boa fake new, ninguém sabe dizer ao certo quem começou a coisa, muito menos quem foi o primeiro a dar a “notícia”. Porém, a confusão começou quando posts em redes sociais afirmaram que Trump havia sofrido um colapso e não resistido. Alguns perfis até chegaram a compartilhar supostos “prints” de sites internacionais, que, na verdade, eram montagens até bem malfeitas.
A história ganhou força porque o político norte-americano já foi alvo de boatos parecidos no passado. Um vídeo dele jogando golfe chegou a circular para provar que ele estava vivo. Mas quando se descobriu que o tal vídeo era antigo, o boato ganhou ainda mais força. Porém, desta vez, a própria imprensa dos Estados Unidos confirmou que tudo não passava de mentiras.
Até no Brasil, diferentes sites de checagem e portais de notícias deixaram claro: Donald Trump está vivo. Poucas horas após os rumores, ele foi visto em compromissos públicos. A revista Rolling Stone Brasil também destacou que não houve nenhuma confirmação oficial, e que a circulação de posts falsos faz parte da onda de desinformação comum na internet.
Memes brasileiros sobre a suposta morte de Donald Trump
Se tem algo que o Brasil sabe fazer bem é transformar confusão em piada. No Twitter (ou X, para os íntimos), usuários brincaram com a notícia falsa e criaram memes que rapidamente viralizaram. Claro que o primeiro culpava a “macumbinha” da Alcione:

Também teve gente que sentiu muito…

Bom, todo mundo sabe do poder dos Simpsons de preverem o futuro, então…

Mas bem, foi tudo fake news…
Então, já sabe: se alguém no grupo da família te mandou um “print” com a suposta manchete, pode ter certeza: era invenção.
Fotos e vídeos: Reprodução