A exposição conta com fotos do Arquivo Bauhaus/ Museu de Design em Berlim e com mais de uma dezena de filmes artísticos e documentais
Dentro do contexto do ano Alemanha+Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram, o Goethe-Institut, a Casa de Cultura Alemã, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, o Instituto Cultura e Arte da UFC e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promovem, em Fortaleza, uma exposição inédita de filmes produzidos por professores e alunos da Bauhaus, a vanguardista escola superior de design alemã fundada por Walter Gropius, em 1919, e extinta pelo governo, em 1933.
A mostra bauhaus.filme, que reúne uma dúzia de filmes do acervo da Fundação Bauhaus Dessau, ficará em cartaz na Multigaleria, de 27 de março a 20 de abril de 2014, antes de seguir por outras cidades brasileiras. Christian Hiller, Philipp Oswalt e Thomas Tode (da Fundação Bauhaus Dessau) assinam a curadoria da exposição idealizada por Alfons Hug, diretor do Goethe-Institut – Rio de Janeiro.
Para muitas pessoas, Bauhaus é sinônimo de arquitetura e design, mas poucos sabem que o filme teve um papel não menos importante na Escola de Design e Artes alemã. Depois da Primeira Guerra Mundial, esta nova mídia refletia perfeitamente o espírito da época: a capacidade de captar em imagem a aceleração da vida sob diferentes pontos de vista aguçou a curiosidade de muitos estudantes e docentes da Bauhaus para a exploração das possibilidades do filme. O uso de câmeras fotográficas e as experimentações em audiovisual já faziam parte do cotidiano da escola antes disto.
A Fundação Bauhaus Dessau apresentará, na Multigaleria, projeções em grande formato de filmes originais raros. Os vídeos possibilitam um contato próximo e sensível com a produção histórica da Bauhaus, evidenciando práticas e conceitos que faziam parte do que Walter Gropius chamava de “ciência do olhar”. O filme, na qualidade de mídia técnica por excelência, foi um elemento fundamental desse programa.
A exposição oferece uma visão abrangente do conjunto de atividades praticadas na Bauhaus e ilustra a influência recíproca entre diversas disciplinas aplicadas na instituição e exibe, no prólogo, a mesma programação de filmes exibida por Walter Gropius na cerimônia de inauguração do novo prédio da Bauhaus, em Dessau, em 4 de dezembro de 1926. Filmes produzidos por “bauhausianos” e outros contemporâneos compartilham o espaço com entrevistas e adaptações posteriores, em filme de projetos mais antigos de Werner Graeff, Kurt Schwerdtfeger e Kurt Kranz, apresentando um panorama geral do repertório cinematográfico da escola alemã.
Serviço:
bauhaus.filme
Abertura: dia 27 de março de 2014, às 19h30 para convidados
Visitação: de 28 de março a 20 de abril de 2014. De terça a sexta, das 9h às 19h com acesso até as 18h30. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h com acesso até as 20h30.
Local: Multigaleria. Livre para todas as idades. Gratuito.
Informações: (85) 3488-8600.
Fotos: Reprodução