Obras de dois dos maiores nomes de todos os tempos do cinema desse país: Alejandro Jodorowsky, um dos cineastas vivos mais importantes da América Latina, e Raúl Ruiz, considerado o cineasta chileno mais importante da história. A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 1 a 6 de agosto, a Mostra de Cinema Chileno, que é parte do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O Chile é o país homenageado nesta edição do festival, que a cada ano contempla com uma mostra especial a cinematografia da nação agraciada.
A Mostra de Cinema Chileno marca o início do 27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, cuja abertura oficial será no dia 5 de agosto, no Cineteatro São Luiz, e se estenderá até o dia 11, numa promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual.
A programação contará ainda com uma mostra do Panorama Chileno Contemporâneo, destacando quatro obras de três diretoras premiadas nos mais prestigiosos festivais internacionais, como Cannes e Rotterdam. São elas, Maite Alberdi (“As crianças”, 2016), Marcia Tambutti (“Allende, meu avô Allende”, 2015) e Dominga Sotomayor (“De quinta a domingo”, 2012, e “Mar”, 2014). Outro nome da atual cinematografia chilena presente na mostra é Ignacio Agüero. Dele será exibido “Como me dá na telha II” (2016).
“Traçar um panorama do cinema chileno contemporâneo é difícil, porque é algo que cresce a passos largos. Mas há algo em comum no trabalho de Maite Alberdi, Marcia Tambutti, Dominga Sotomayor e Ignácio Agüero: é a forma delicada e humana de como os personagens de cada filme são tratados. Queríamos também dar espaço ao documentário na seleção do cinema contemporâneo chileno”, explica Pablo.
Serviço:
Cinema: Mostra de Cinema Chileno
De 1 a 6 de agosto de 2017, na CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Fotos: Reprodução