As novas faixas exclusivas de ônibus geraram opiniões controversas entre aqueles que defendem a sua utilização por agilizar ainda mais o tempo do transporte público e aqueles que são contra, por acharem que os outros modais de transporte são prejudicados pela diminuição da faixa de atuação deles. Uma das categorias que reclamava dessa nova faixa era a dos mototaxistas. Mas agora, a reclamação deles não é mais necessária.
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto de lei que autoriza aos permissionários do serviço de Moto-taxi a utilização das faixas exclusivas para Ônibus. Para o vereador Carlos Mesquita (PMDB), autor da proposta, o serviço de moto-taxi também é parte do sistema de transporte coletivo da cidade e por tanto para melhor desenvolvimento de suas atividades.
“O embarque e desembarque de passageiros e o percurso dentro da faixa exclusiva certamente traz mais tranquilidade e segurança para quem utiliza este serviço. Nosso projeto aprovado vem para contribuir com o trânsito e o serviço de moto-taxi de nossa cidade”, justificou.
De acordo com o projeto, a permissão só será dada quando os mototaxistas estiverem em exercício de suas atividades. As multas por utilização de faixa exclusiva para Ônibus, originadas por sistema eletrônico de fiscalização, serão arquivadas. Salvo quando comprovadamente não se obedecer as normas estabelecidas pela permissão entre município e permissionário para a execução do serviço.
E na sua opinião? Os mototaxistas têm o direito de trafegar pela faixa exclusiva de ônibus ou não, a faixa deveria ser unica e exclusiva para os ônibus? Com certeza, teremos opiniões de todos os tipos.
Fotos: Reprodução