Mototaxistas realizam manifestação em frente à Câmara

Acontece|Atualidades|Fortaleza

Na manha de ontem (terça-feira, 15), um grupo de mototaxistas se reuniu na Praça da Bandeira, no Centro, e seguiu para a Câmera Municipal de Fortaleza, no Patriolino Ribeiro em protesto contra o veto integral do Projeto de Lei n° 0002/2015, que autorizava a utilização das faixas exclusivas para ônibus aos permissionários do serviço de mototáxi.

Segundo o Sindicato dos Mototaxistas do Ceará, o protesto teve o objetivo de pressionar as autoridades da câmara para votarem a favor do Projeto. “O prefeito vetou esse projeto dando várias desculpas esfarrapadas de acidente, o que não tem nada a ver. Ele (Roberto Cláudio) nem sequer nos chamou para conversar, então queremos que os vereadores tomem uma providência”, disse José Valter de Borges Vieira, presidente da categoria dos mototaxistas.

De acordo com o veto que ocorreu no dia 23 de julho, ”a inclusão de outros modais, além de prejudicar a eficiência do sistema, pode potencializar os riscos de acidentes envolvendo os ônibus e as motocicletas, veículo mais vulnerável, especificamente em relação ao incremento da velocidade do transporte público no corredor exclusivo”.

Mototaxistas 2

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, diz que “O objetivo principal das faixas é a priorização do transporte público coletivo, de forma a reduzir o tempo de viagem por meio do aumento da velocidade média, diminuindo os custos e permitindo o investimento na melhoria do sistema”.

O projeto foi recebido pela Câmara no último dia 1° de agosto e aguarda a designação de relator pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, vereador Carlos Mesquita (PMDB).

Atualmente, é permitido somente o tráfego de ônibus, micro-ônibus, vans, táxis e transportes escolares nas faixas exclusivas para o transporte público. Os demais motoristas que forem flagrados acessando os corredores irregularmente estarão cometendo infração leve, com multa de R$ 53,20, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter