Mulheres em destaque no mercado de trabalho

Comportamento

O crescimento da participação feminina no mercado de trabalho brasileiro é uma das mais importantes transformações ocorridas no país. Várias são as razões para explicar o ingresso acentuado das mulheres no concorrido mercado atual; a necessidade econômica que as obrigou a buscar uma complementação para a renda familiar é uma delas! O novo comportamento feminino mostra que as mulheres estão cada vez mais engajadas e dispostas a crescer profissionalmente!

Elas representam 45% da população economicamente ativa e são responsáveis por 38% dos domicílios! No ano 2000, eram 25% do país, segundo dados da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A presença feminina no cenário brasileiro já se reflete na ocupação de cargos executivos. A pesquisa Datafolha mostra que o número de mulheres na chamada “média gerência” é cada vez maior!

Foram ouvidos 56 profissionais de RH, 48% dizem que o gênero do candidato é indiferente nas seleções para cargos de gerente, mais que o dobro do apontado há cinco anos (23%). Já em cargos de supervisão e coordenação, o número foi de 36% para 63%.

No entanto, mesmo ocupando mais posições gerenciais, as mulheres dizem que é preciso “mostrar mais serviço” que os homens para crescer na carreira executiva! Isso porque com a chegada das mulheres em cargos mais elevados, eles acabam enfrentado uma visão de que elas não são verdadeiramente profissionais, na realidade uma visão  machista,  pois a sociedade ainda impõe que as mulheres devam dedicar-se apenas aos filhos e afazeres domésticos! E você, o que acha deste crescimento da participação feminina no mercado de trabalho? queremos saber a sua opinião!

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter