8 de Março, dia intenacional da mulher! Tempo de lembrar as operárias que, em 1857, reivindicaram melhores condições de trabalho e receberam de volta violência e opressão. As tecelãs foram trancadas na fábrica, que foi incendiada. Esse ato desumano gerou a morte de 130 mulheres.
Durante uma conferência na Dinamarca, em 1910, foi decidido que 8 de Março seria o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as trabalhadoras que morreram queimadas. Em 1975, a ONU decretou a oficialização da data.
Homenagem mais que justa a tantas representantes do sexo feminio, que ao longo dos tempos, vencenram as barreiras impostas pelo preconceito e mostraram a força que tem. Para comemorar o dia, o No Pátio selecionou algumas das mulheres mais importantes da história da humanidade.
Cleópatra
A mais famosa rainha do Egito, Cleópatra é considerada símbolo de poder e sensualidade. Estrategista militar, grande negociante, culta, falava seis idiomas, entendia de arte, literatura e filosofia. Até hoje é uma das mulheres mais conhecidas de todos os tempor.
Joana d’Arc
Coragem era a maior de suas virtudes! Filha de camponeses e vinda de uma família simples, foi a grande heroina da Guerra dos Cem Anos, onde ficou do lado dos Armagnacs e lutou contra os borguilhões e os aliados ingeleses. Joana d’Arc foi queimada viva e canonizada quase cinco séculos depois.
Carlota Joaquina
Muito conhecida como “A Megera de Queluz”, devido a sua personalidade forte e também por ter sido insolada do palácio – depois de conspirar contra o príncipe – a espanhola foi princesa do Brasil e depois rainha de Portugal. Retratada em muitos filmnes e livros, é uma figura marcante na História.
Princesa Isabel
Herdeira do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina de Bourbon-Duas Silícias, foi a última princesa imperial do Brasil. Ficou ainda mais conhecida e amanda após assinar a Lei Áurea, que aboliu os escravos. Depois de sua avóm Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I, foi a terceira chefe de Estado.
Maria Quitéria
Considerada a Joana d’Arc brasileira, foi a heroina da Guerra da Independência e é “patrono” do Quadro Complementar de Oficiais do Exercíto Brasileiro. Nasceu em Feira de Santana, em 27 de Julho de 1792.
Anita Garibaldi
Mais conhecida como Anita Garibaldi, Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu em Laguna em 30 de Agosto de 1821 e morreu em Mandriole, Itália em 4 de Agosto de 1849. O sobrenome que adotou vem do companheiro, o revolucionário Giuseppe Garibaldi. Ficou conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”. É considerada por muitos, até hoje, como uma das mulheres mais fortes e corajosas de todos os tempos.
Cora Coralina
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, esse era o verdadeiro nome de Cora Coralina. Poetisa e contista brasileira, nasceu em 20 de Agosto de 1889 e é tida como uma das principais escritoras de nosso país. Um exemplo no mundo das artes, publicou o primeiro livro com 76 anos de idade. Isso mesmo!
Carmen Miranda
A cantora luso-brasileira, teve uma brilhante carreira entre o Brasil e os Estados Unidos. Chegou a ganhar o salário mais alto que uma mulher já havia ganho nos Estados Unidos. O estilo eclético e original, fez com que ela fosse considerada a precursora do tropicalismo – movimento cultural do Brasil, que teve origem da década de 1960. Morreu em Beverly Hills, em 5 de Agosto de 1955.
Madre Teresa de Calcutá
Lembrada com carinho e admiração por todos, madre Teresa de Calcutá, como cochedida mundialmente, Agnes Gonxha Bojaxhiu foi uma missionária católica albanesa. De bondade extrema e muito senso de caridade, nasceu na República da Macedônia e foi naturalizada na Índia. Por onde passou deixou uma marca de força e muitas palavra de fé. Em 2003, foi beatificada pela igreja Católica.
Evita Perón
Amada pela população argentina, María Eva Duarte de Perón, carinhosamente chamada de Evita, foi atriz e líder política argentina. Ao casar-se com o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente, tornou-se a primeira dama do país. Evita lutava pelos “descamisados”, como ela chamada a população carente, pela família e direitos do povo. Considerada a voz no coração de todos. Sua morte precoce, aos 32 anos – decorrente de um câncer – causou grande comoção e tristeza aos argentinos.
Princesa Diana
Classe, charme e sofisticação foram as marcas registradas de Diana Frances Spencer, foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales. Juntos tiveram William e Harry. Logo após o casamento, já era uma das mulheres mais conhecidas do mundo. Vinda de uma família de classe média, tinha muita proximidade com o povo e era extremamente engajada em projetos sociais, principalmente nos de combate a AIDS. Morreu ainda muito jovem, em decorrência de uma acidente de carro.
Margaret Thatcher
Ministra da Educação e dos Assuntos Científicos no Governo de Edward Heath, entre os anos de 1970 e 1974, foi a primeira mulher a ter um cargo de chefia no Governo na Grã-Bretanha. Em 1975 substituiu Edward Heath na liderança do Partido Conservador. Recentemente teve a vida retratada no filme “A Dama de Ferro”.
Dilma Rousseff
Primeira mulher a presidir o Brasil, Dilma Rousseff vinda de uma família de classe média, logo cedo sentiu interesse pelos ideais socialistas e participou da luta armada contra a o Golpe Militar de 1964. Lutou contra o Regime Militar, onde passou por sessões de tortura. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou a frente do Ministério de Minas e Energia e depois da Casa Civil. Atual presidente do Brasil.
Essas são apenas algumas das muitas mulheres que marcaram a História. Além das representantes do sexo feminino mundialmente conhecidas, existem ainda as anônimas, que lutam a cada dia para que haja – de fato – igualdade entre os sexos e que a voz das mulheres seja sempre mais ouvida.
Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as nossas queridas leitoras!
Fotos: Reprodução