Mulheres se dedicam cada vez mais ao empreendedorismo

Acontece|Brasil|Economia|Sebrae

Foi-se o tempo em que apenas o homem era o provedor do lar e a mulher não precisava – e não deveria trabalhar, muito menos ganhar dinheiro. Hoje, o público feminino mostra cada vez mais que é capaz de empreender e fazer sucesso no mundo nos negócios. Já notou que não há mais um único ambiente masculino que não tenha sido invadido pelo “sexo frágil”?

Tradicionais empreendedoras, as mulheres têm se mantido em alta também nos novos negócios. Elas foram responsáveis por quase metade das empresas inauguradas em 2015, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor, levantamento elaborado pelo Sebrae, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e FGV. O estudo aponta ainda que o índice de empreendedorismo no País está em expansão, chegando a 39,3% da população entre 18 e 64 anos, acima dos 34,4% registrados em 2014.

As atividades do empreendedorismo feminino se destacam principalmente nos setores de Serviços e Comércio, sobretudo na venda de roupas, acessórios e calçados, comercio ambulante e cabeleireiros. As mulheres também ocupam bastante espaço em atividades voltadas ao atendimento das necessidades básicas da população, como alimentação e saúde.

empreendedorismo 2

Os dados também mostram que as mulheres se preparam melhor antes de abrir uma empresa. Mais de 36% delas têm nível superior completo ou mais, enquanto o percentual no sexo masculino é de 23,9%. Porém, embora mais capacitadas, elas ainda convivem com a desigualdade, já que apresentam um rendimento médio 32% inferior ao recebido pelos homens.

Para o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, quando o assunto é empreendedorismo “ a mulher tem características próprias que acabam se refletindo no ambiente empresarial. A preocupação em cuidar melhor de suas coisas, de planejar suas atividades e o seu senso de organização são elementos fundamentais que contribuem para o sucesso de qualquer negócio”.

Elas são mães, esposas, donas de casa, mas também podem empreender. Ocupam um papel fundamental na sociedade e podem fazer muito pelo futuro do País.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter