Nascido em São Francisco, Califórnia, em 24 de fevereiro de 1955, Steve Paul Jobs foi o criador da maior empresa de capital aberto do mundo em valor de mercado, Apple, além do estúdio de animação Pixar. Jobs foi um dos maiores defensores da popularização da tecnologia e acreditava que os computadores e gadgets deveriam ser fáceis para serem usados por qualquer pessoa.
Steve Jobs morreu nesta quarta-feira (5) aos 56 anos, vítima de uma forma rara de câncer no pâncreas, descoberto em 2004. A luta contra o câncer o deixou muito debilitado fisicamente, nos anos de maior sucesso da Apple, que escapou da falência no final dos anos 90 e se tornou a maior empresa de tecnologia do mundo. Jobs havia se ausentado do comando da empresa em agosto, fazendo hoje 42 dias.
“Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E, por outro lado, a morte é um destino do qual todos nós compartilhamos. Ninguém escapa. É a forma como deve ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente da vida. Limpa o velho para dar espaço ao novo”, disse Steve Jobs em um discurso a formandos da Universidade de Stanford, em junho de 2005.
Tudo começou em uma garagem no Vale do Silício, na Califórnia, onde Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais que obtiveram sucesso, no final da década de 70. Na década seguinte, Jobs percebeu o potencial comercial que havia na interface gráfica guiada pelo mouse e então veio a criação do Macintosh.
Jobs se demitiu da Apple em 1994, pois perdeu o seu poder dentro da empresa. Após ser demitido, Jobs fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de computadores poderosos para o uso educacional e desenvolvimento de programas. Em 1996 a Apple comprou a NeXT e Jobs retornou à empresa que havia criado. Na Apple ficou até 2011, quando renunciou ao cargo de CEO da empresa, no começo do ano. Em agosto ele deixou de vez a diretoria da empresa e suas palavras na despedida foram: “Sempre disse que, se chegasse o dia em que não poderia mais cumprir meus deveres e expectativas, eu seria o primeiro a avisá-los. Infelizmente esse dia chegou”.
A Apple divulgou em seu site, uma nota sobre falecimento de Jobs: “A Apple perdeu seu gênio criativo e visionário, o mundo perdeu um ser humano maravilhoso. Aqueles que foram sortudos o suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um grande amigo e um mentor. Steve deixa uma companhia que apenas ele poderia ter construído e o seu espírito será a base da Apple para sempre”.
Fotos: Reprodução.