Munique quer liderança em sustentabilidade

EcoFriendly|Sustentabilidade

Por ter sido um dos continentes em que sua população foi uma das primeiras a notar os impactos que as ações humanas estavam causando no planeta e modificar o planejamento de suas cidades e de seus modos de produção, o país já está cheio de exemplos de sustentabilidade que o mundo pode copiar. E ainda quer mais.

A cidade de Munique, na Alemanha, tem como objetivo prover toda sua energia elétrica através de fontes renováveis, eliminando o uso de carvão e gás natural, até 2025 e assim se tornar a metrópole líder em sustentabilidade no planeta.

muniquesustentabilidade_nopatio4

Esses planos são das autoridades locais. Com isso, Munique ficaria bem acima das exigências legais atuais, já que o Parlamento da Comunidade Europeia define como objetivo para as nações membro ter pelo menos 20% da energia proveniente de fontes limpas, como vento, sol ou biomassa.

Para que essa meta seja atingida, a empresa municipal de eletricidade, Stadtwerke München (SWM), terá que produzir cerca de 7,5 bilhões de quilowatts/hora de energia verde para uma população de mais de um milhão de habitantes.

muniquesustentabilidade_nopatio3

Já existem vários projetos em andamento para alcançar a meta proposta pelas autoridades de Munique, entre eles está a instalação de uma usina hidrelétrica instalada no Rio Isar. Para conseguirem chegar lá, nem esterco de elefante está sendo jogado fora. Ele está rendo convertido em biocombustível no zoológico da cidade.

A Alemanha é um dos países que mais se destaca nos cuidados ambientais e um dos mais avançados em iniciativas e desenvolvimento de tecnologias alternativas aos combustíveis fósseis.

Que essa cidade e esse país se tornem modelos e exemplos a serem seguidos pelo Brasil e seus governantes.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter