Cliques dos maiores expoentes da arte no Brasil e no mundo na capital cearense! Neste sábado (11), o Ceará recebe a primeira exposição de fotos no novo Museu da Fotografia de Fortaleza. Na ocasião, serão expostas a coleção fotográfica do colecionador de arte Silvio Frota, que reúne 440 das mais de 2 mil imagens adquiridas pelo empresário.
Sediado onde funcionava uma das sedes do Ibeu, o equipamento de 2,5 mil m² abriga três andares de exposição mais auditório para cursos e palestras, e espaço para eventos. O primeiro andar conta com café, biblioteca, sala de pesquisa, livraria e a primeira exposição, Um imaginário de Cidade, que faz um panorama sobre a linguagem artística. Já no segundo piso está a exposição Jogos de Olhares, com aspectos da fotografia moderna e contemporânea. Dorothea Lange, Yuri Firmeza, Man Ray e Fernando Lemos são alguns dos presentes.
Entre as centenas de imagens mundialmente famosas, o visitante poderá apreciar de perto o primeiro item comprado por Frota para começar a coleção, a icônica “Menina afegã”. A garota se tornou a “Mona Lisa da fotografia” após perder os pais durante a invasão soviética ao Afeganistão e ser registrada por McCurry. Sharbart foi capa da revista National Geographic em 1985.
O objetivo do Museu é aproximar as pessoas da fotografia, onde as imagens não pareçam individualizadas, mas contem, juntas, uma história.”Quando pensamos no museu, pensamos no que a gente precisaria para que as pessoas se interessassem. Se você está em um museu e vê várias fotos fora de contexto, você passa por elas sem perceber que ali tem uma história, mas quando você expõe uma sequência do tema, você revela uma narrativa”, afirma Frota.
Serviço:
Abertura do Museu da Fotografia de Fortaleza
Próximo sábado, dia 11 de março
Onde: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Funcionamento: de quarta a sábado, de 12h às 17h. No primeiro mês, de quarta a domingo
Telefone: 3017 3661
Fotos: Reprodução