Trailer da 6ª temporada de “Game of Thrones” enfim foi liberado
9 de março de 2016
E se você ganhasse para trocar o carro pela bike no trajeto até o trabalho?
9 de março de 2016

Hoje trazemos não só uma, mas duas dicas culturais bacanas! Isto porque duas exposições super interessantes entram em cartaz ainda esta semana no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, o MAC, que fica localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento gerido pela Secretaria de Cultura do ceará. Nesta sexta-feira (11), às 19h, acontece o lançamento oficial da exposição “Doações Recentes”, que tem curadoria de Bitu Cassundé e expõe as novas aquisições do museu.

Também na sexta-feira (11), será hor ade conferir de perto a exposição “Estratégias Volume 1”, dos artistas Jared Domício e Marina de Botas, contemplados pelos Editais Culturais 2015/2016, do Instituto Dragão do Mar.

Você curte cultura? então vem com a gente saber um pouco mais sobre as duas exposições em cartaz no MAC!

museu de arte contemporânea do ceará nopatio3

1- Doações Recentes

O recorte apresentado no novo bloco de doações do Museu de Arte Contemporânea do Ceará 2015/16 coloca em primeiro plano o eixo central da casa, o seu acervo, e a constituição dessa coleção. A mostra é formada, na sua maioria, por obras doadas pelos artistas, que, de alguma forma, estiveram ligados à instituição, seja através de exposições, programas públicos, oficinas, seja da recente parceria com o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, que tem ativado com potência o espaço.

Durante a mostra, que se articula principalmente pelo seu caráter processual, diferentes eixos de conteúdos serão inseridos ao seu corpo, no período em que estará em exibição no MAC-CE. Intensa programação de oficinas ministradas pelo Setor Educativo ativarão ações nas rotas entre público, acervo, arquivos e documentos.

“É com satisfação que incorporamos significativos eixos à coleção do Museu, possibilitando imersões que vão desde percursos pela produção de atuantes artistas dos anos de 1980, articulações entre o Norte e o Nordeste do Brasil e também diferentes pesquisas da recente geração cearense”, afirma o curador do MAC-CE, Bitu Cassundé. A exposição apresenta obras de Ana Maria Tavares, Armando Queiroz, Filipe Acácio, Júlio Leite, Júnior Pimenta, Leda Catunda, Marcos Cardoso, Mariana Smith e Sonia Guralh.

 

2- Estratégias Volume 1

A exposição é uma proposta dos artistas Marina de Botas e Jared Domício, que nos convida, a partir de uma subversão de elementos do cotidiano, a rever conceitos, pontuar questões e abrir espaços para outras percepções. Os artistas oferecem ao público seus percursos de imaginação que apontam, dentre outras relações, para sentimentos primordiais do ser humano.

Instinto e transcendência atravessam as narrativas divididas em: Capítulo 1–Comigo Ninguém Pode; e Capítulo 2 – Bestiário de Fêmeas. O espaço foi pensado como livro, onde cada trabalho abre possibilidades de imersão por meio de diferentes meios. Desenho, vídeos, instalações e performance compõem a mostra.

No vídeo “Samsara” (Jared Domício, 2015), por exemplo, uma rosa é submetida a uma sessão de reiki, uma terapia de origem oriental que se utiliza da energia da imposição das mãos em processos de cura. A ação foi realizada com o intuito de evitar que a rosa viesse a murchar. O vídeo é o registro de uma atitude que busca estancar o inevitável processo da morte em curso inerente a todos os seres vivos.O registro não busca comprovar a veracidade de cura, mas apontar para nossas potencialidades desconhecidas e a poesia contida nas atitudes que parecem insólitas diante dos padrões que são atestados considerados legítimos.

Por outro lado, a “Monga” (Marina de Botas, 2016) nos apresenta uma estranha mulher que guarda segredos em torno das roupas que usa. O universo feminino transborda para outras questões através de uma narrativa que permeia a exposição e surpreende em um jogo perverso e irônico das relações entre vida e morte apresentadas sob os diferentes meios.

A narrativa deixa um sabor e uma pergunta sobre: Qual seu lado animal? Uma pergunta que nos leva aos nossos pontos extremos e sobre o que somos capazes, quando assumimos nossos instintos e chegamos às nossas estratégias mais radicais.

Agora é escolher sua favorita….ou melhor: por que não conferir as duas? A entrada é gratuita. Fica a dica!

 

Serviço:

Abertura das exposições Doações Recentes e Estratégias Vol.1

Data: sexta-feira, dia 11 de março de 2016
Hora: 19h
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Acesso gratuito
Mais informações: Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar
                                        Luar Maria Brandão e Luciana Vasconcelos (3488.8617 // 98970.8081 //                                                       98733.8829)

 

 

Fotos: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *