
Durante o mês de janeiro, o Museu Ferroviário Estação João Felipe promove uma programação especial para as #FériasNoMuseu, gratuita e aberta ao público!

Ao longo do mês, serão realizadas oficinas, rodas de conversa com ferroviários, visitas mediadas espontâneas e diversas atividades infantis. O Museu Ferroviário Estação João Felipe é um espaço que integra aRede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Cafezinho nos Trilhos e Trechos
Voltado para crianças a partir de seis anos, o Cafezinho nos Trilhos é uma edição especial do programa Café nos Trilhos: um Passeio entre Museus e promove visitas mediadas às exposições Nos trilhos do tempo: histórias da ferrovia do Ceará, no Museu Ferroviário, e Caminhos do café no Ceará, no Museu da Indústria. A ação convida os pequenos a embarcarem numa viagem lúdica e afetiva pela história do patrimônio ferroviário, seguida de oficina infantil.
A atividade conta com 15 vagas para as crianças com os responsáveis e acontece no domingo, dia 18. As inscrições estarão abertas na próxima semana, no perfil @museuferroviariojoaofelipeno Instagram.

Para o público geral, acontece mais uma edição do projeto Trechos no domingo (25), com a temática As oficinas ferroviárias de Fortaleza: dos primórdios às Oficinas do Urubu. A atividade consiste em uma visita mediada temática à exposição de longa duração do Museu Ferroviário e será conduzida pelo artista e ferroviário aposentado Antônio Simão, autor da maquete em exibição do espaço.
A programação remete à inauguração da primeira exposição do equipamento, no dia 25 de janeiro de 2023, que apresentou a obra de arte em miniatura ao público.

Rodas de Conversa com Ferroviários
Tradicionalmente realizadas nas quartas-feiras, as Rodas de Conversa com Ferroviáriosvalorizam o saber e experiência desses trabalhadores. Em janeiro, os temas abordados serão: A memória ferroviária de Acopiara, Ceará; Trens do Ceará: história e memória; e Personalidades homenageadas pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) e Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC) nos dias 7, 14 e 21, respectivamente.
Após as duas últimas Rodas, também acontecerão, respectivamente, oficinas de aquarela e jogos de mesa. As atividades acontecem na Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC), no período da tarde.
Atividades no interior do Ceará
Na antiga Estação Ferroviária de Baturité, no dia 22, o Museu realiza o lançamento da Coleção Histórias Ferroviárias – V.1 – Estação de Baturité. O material foi desenvolvido para apresentar a história da localidade de forma simples e acessível aos diversos tipos de públicos. A cartilha também busca preservar e valorizar a memória ferroviária, promovendo o reconhecimento de sua relevância histórica.
Já nos dias 29 e 30 de janeiro, serão realizadas visitas mediadas em Senador Pompeu, com um diálogo sobre a trajetória ferroviária da cidade.
Logo após, acontecem oficinas artísticas voltadas para o público infantil. No dia 29, as crianças vão poder montar e decorar um trem, que será feito com palitos de picolé e tampinhas de garrafa na oficina Construindo Locomotivas. Já na segunda, no dia 30, os participantes produzirão imagens inspiradas nos símbolos da ferrovia cearense e em passagens marcantes da cidade a partir de isopor na Oficina de Isogravura.
Festival Surdará Férias e acessibilidade no Museu
Na quarta-feira, 28, o Museu Ferroviário promove um encontro entre crianças surdas e o ilustrador João Filho, profissional surdo, doutorando, artista e tradutor, com diversas publicações. Durante a atividade, o convidado vai falar sobre sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional, além de mostrar os diversos eixos no campo das artes visuais, como a pintura, o desenho e a animação. A mediação do momento será de Lyvia Cruz — professora, tradutora e contadora de histórias em Libras —, e tem o objetivo de fortalecer a autoestima das crianças e aproximar as famílias da diversidade de possibilidades profissionais para pessoas surdas, valorizando essas identidades.
Encerrando o mês, no dia 31, acontece a visita mediada em Libras, atividade realizada mensalmente que integra o programa Ferrovia Acessível. Os educadores museais, juntamente com os Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILs), farão um resgate histórico ao longo da exposição Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará.
A exposição de longa duração, aberta de quarta a domingo, continua em cartaz no Museu Ferroviário, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes.
Em Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará, a antiga Estação Ferroviária também segue com a mostra Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção, que apresenta 18 artes em madeira, 23 fotografias e um documentário audiovisual sobre a relação entre o trem, a religiosidade e o Campo de Concentração do Patu.
Quer saber a programação detalhada com datas, horários e outras informações? Acesse o site oficial da Secult Ceará clicando aqui!
Fotos: Reprodução/Fonte: Secult Ceará.





