Concertos de música erudita gratuitos, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabuçu. A Camerata de Violões Cordas Cearenses, grupo de referência do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), se apresenta dia 7 de julho, às 17 horas, em mais uma edição do Clássicos na Lagoa. No repertório do espetáculo, compositores como Sebastian Bach, Fernando Sor, Villa Lobos, Syuvius Leopold Weiss, dentre outros.
O projeto Clássicos na Lagoa é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas (ICM), em parceria com o IBLF e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, que tem por objetivo disseminar a música erudita no espaço público, contribuindo com a formação de plateia e a promoção da saúde.
Criada há dois anos, a Camerata de Violões reúne 12 alunos dos três núcleos de formação do IBLF, aprovados em audição e que se destacam pelo desenvolvimento técnico, musical e artístico. Sob a regência de João Paulo Nobre, o grupo, formado por jovens entre 13 e 19 anos, tem se dedicado ao estudo de um repertório violonístico de todas as épocas, que vai da música erudita à popular. O projeto, portanto, tem contribuído com a formação de alunos como Antônio Anderson, integrante desde a formação do grupo, que ingressou na Faculdade de Música da UFC e agora participa de um programa de monitoria do IBLF.
O IBLF é uma instituição que se dedica há cinco anos à formação musical e de karatê de jovens cearenses. De acordo com o coordenador de música da instituição, Michel Costa, 400 alunos estudam música e 200 frequentam aulas de karatê na instituição, que mantém quatro grupos de referência musical: a orquestra Jacques Klein, a camerata, o grupo de teclas e o coral.
Serviço:
Projeto Clássicos na Lagoa
Apresentação da Camerata de Violões Cordas Cearenses
Local: Lagoa do Porangabuçu
Data/Horário: Dia 7 de julho – sexta-feira, às 17 horas
Fotos: Reprodução